9 municípios do Oeste ganham força política com Parlamento Regional

06/03/2011 11:12


A primeira reunião reúne parlamentares do Oeste para criar entidade e ganhar força nas reivindicações à região

   Vereadores de 9 municípios mato-grossenses da região Oeste tomaram uma decisão inédita. Criaram o 1º Parlamento Regional do Vale do Guaporé. Um grupo se reuniu na última sexta (4) para concluir o projeto, discutir estatuto, composição da Mesa Diretora e outras medidas. O Parlamento vai congregar 81 parlamentares de Vila Bela da Santíssima Trindade,  Pontes e Lacerda, Vale do São Domingos, Conquista D´Oeste, Jauru, Comodoro, Campos de Júlio, Figueirópolis e Nova Lacerda.

   O presidente da Câmara Municipal de Vila Bela, vereador Edcley Coelho (PSB), se mostra empolgado com a proposta, que partiu do seu colega parlamentar Antonio Coelho Filho, o Toninho Fort (PMDB), que deve ser o primeiro presidente da entidade. Também conduz o processo Pedro Vieira (PT), presidente da Câmara de Pontes e Lacerda. “A união do Parlamento Regional fortalecerá a relação das câmaras municipais junto ao governo estadual, aos deputados estaduais e federais e senadores. Vamos ter maior poder de representatividade para reivindicar recursos nos municípios e projetos", enfatiza Edcley.

     A ideia central, enfatizam os vereadores, é discutir política pública no macro, tanto nas sessões itinerantes com participação da sociedade quanto nas audiências com as autoridades.

    Edcley observa que pacientes da região que dependem do SUS, por exemplo, vivem um verdadeiro drama por falta de leitos em hospitais, de remédios e de médicos. Nesse caso, o bloco de parlamentares vai se unir para ganhar força na reivindicação, por exemplo, para o Estado implantar um hospital regional. Assim, quer agir em relação às demandas nas áreas da educação, na consolidação de projetos para geração de emprego e renda e propostas para agricultura familiar.  A tendência é do Parlamento contar com até 9 membros da Mesa Diretora para, assim, ter um vereador de cada município.

Fonte:RDNews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!