Cerca de 100 índios ocupam o Distrito Sanitário em Cuiabá

27/05/2011 07:38

Cerca de 100 índios de três etnias ocupam desde o início da manhã desta quinta-feira (26) o Distrito Sanitário Especial Indígena de Cuiabá (Dsei), localizado no bairro Goiabeiras. Eles reivindicam melhorias na área de saúde. Os indígenas reclamam da precariedade do atendimento à saúde como problemas na falta de infra-estrutura, transporte, médicos e medicamentos.

Apesar de a ocupação ser pacífica, os índios que vieram da região de Brasnorte, (579 quilômetros a noroeste de Cuiabá) não deixam funcionários entrarem ou saírem do prédio.  No momento, os indígenas estão em reunião fechada com os representantes do Dsei. Eles pretendem continuar no local até que haja uma garantia para a resolução do problema. A reportagem do portal 24 Horas News tentou várias vezes entrar em contato com os representantes do Dsei, mas ninguém estava autorizado a passar informações.

O DSEI Cuiabá fica localizado na região noroeste do Mato Grosso, numa faixa que vai desde Cuiabá até as proximidades da fronteira com a Bolívia. O distrito atende comunidades de 16 municípios mato-grossenses, que juntos somam 6.842 índios. A etnia de maior número na região é a Pareci.

Fonte:24HorasNews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!