Corpo de Kirchner está em Buenos Aires; velório terá início nesta manhã

28/10/2010 06:30

Multidão se reúne na Praça de Maio para homenagear o ex-presidente argentino Néstor Kirchner

O avião com o corpo do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que faleceu na quarta-feira após uma crise cardíaca, chegou na madrugada desta quinta-feira (28) a Buenos Aires procedente de El Calafate, 2.800 km ao sul da capital do país.

O caixão com o corpo, que será velado a partir das 10h (11h de Brasília) na Casa Rosada, a sede do governo, foi transportado até a capital argentina em um Lear Jet que pousou no aeroporto metropolitano às 1h47 (2h47 de Brasília), após um voo de duas horas e meia.

A presidenta Cristina Kirchner desembarcou na capital argentina em outro avião, que pousou no mesmo aeroporto poucos minutos depois, ao lado de uma delegação de ministros que havia viajado a El Calafate durante a manhã para prestar solidariedade.

Depois do velório em Buenos Aires, o corpo de Kirchner será levado de volta a Santa Cruz, sua província natal na Patagônia, onde será sepultado.                                                                                                           

 

  • EFEUma multidão marchou em silêncio na noite desta quarta-feira (27) pela avenida de Maio para fazer uma homenagem ao ex-presidente Néstor Kirchner. A caminhada seguiu até a Praça de Maio, onde se reuniu uma multidão como em outros momentos marcantes da história do país.

Argentinos de diversas classes sociais e movimentos políticos se mobilizaram em Buenos Aires. Desde as primeras horas da tarde a movimentação era intensa. Mas por volta das 20 horas da noite de quarta-feira (27) o movimento se intensificou. A manifestação convocada por meio de diversas redes sociais levou milhares de argentinos a se dirigirem para a praça em silêncio, com demonstrações de dor.

Vários movimentos políticos estiveram presentes na homenagem. Marcharam desde o Partido Humanista, Frente Transversal, PJ Evita, Frente para la Victoria Partido Comunista, MST, e movimentos sindicais com a CTA (Confederação de Trabalhadores Argentinos), Mães e Avós da  Praça de Maio, e muitos sindicatos que apoiam o governo dos Kirchner.

Além de movimentos e dirigentes políticos, muitas famílias com filhos percorreram a avenida até a Casa Rosada, sede do governo argentino, onde será realizado o velório do ex-presidente.

 “Viemos para fazer uma homenagem a alguém que mudou o país” explicou Marisa, uma mãe que levava flores para o ex-presidente. “Estamos aqui porque era preciso participar” comentou o veterinário Pablo Gonzalez. “Não concordava com suas ideias políticas, mas o país mudou durante seu governo.”

Hugo Moyano, Secretário Geral da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), convocou os sindicatos a marchar à Praça de Maio em apoio à  presidente Cristina Fernandez de Kirchner e para homenagear o ex-presidente Nestor Kirchner nesta quinta-feira (28), às 13h.

Metrô grátis

A empresa Metrovías, o Premetro e a companhia de trem Urquiza, decidiram que os argentinos vão poder andar gratuitamente nas seis linhas de metrô da cidade nesta quinta-feira (28) para que possam participar da concentração em Buenos Aires.

Morte

Kirchner morreu na manhã desta quarta-feira (28) após ser internado com urgência por problemas cardíacos em um hospital de El Calafate.

De acordo com o jornal argentino 'Clarín', Kirchner foi internado pela manhã no hospital José Formenti, acompanhado de Cristina, e morreu pouco antes das 10h (11h no horário de Brasília).

Néstor governou a Argentina de 2003 a 2007 e exercia três cargos simultaneamente. Além do posto como secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), era deputado federal e dirigia o PJ (Partido Justicialista).

Segundo a imprensa local, Kirchner sofreu uma parada cardiorrespiratória com morte súbita. O ex-presidente e sua mulher estavam desde o último final de semana em sua casa em El Calafate, na região da Patagônia.

Fonte: uol.com.br


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!