Dia 11 de Novembro - Orientações de Combate a Dengue

01/12/2010 21:53

DSC05282

 

Escrito por Andeburgo Franklin   
Sex, 12 de Novembro de 2010 16:01

Dia 11 de Novembro de 2010 – Orientações de combate a Dengue.

Por: Cleuzene

Servidor Público

Uma parceria que está dando resultados positivos é entre o Programa Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, coordenado pelo servidor Cleuzene e o Programa Educação em Saúde da Escola Estadual Diniz Alves de Toledo, coordenado pela professora Tânia. Juntos os dois programas realizou uma ação orientadora de combate a Dengue nas escolas do município, com o objetivo de orientar as crianças para os perigos da Dengue e o público alvo foram as crianças até o 5º ano (4ª serie).

A ação consiste numa mistura de palestra interativa e teatro onde os alunos da escola estadual Diniz Alves de Toledo, Ana Carolina, Andresa, André, Beatriz, Laísa, Monica, Verônica e Ranielli faziam uma alerta inicial para as crianças dizendo que o mosquito estaria naquela escola e que procurava por amigos e pediam para que as crianças não aceitassem a amizade do mosquito. Os alunos também questionavam sobre os sintomas da Dengue, como ela é pega e o que precisa fazer para acabar com o mosquito da Dengue o que eram respondidas acertadamente por todas as crianças. Em seguida entra a Professora Tânia vestida de mosquito da Dengue e tentam aproximar das crianças buscando amizade para que ajudem a criar seus filhos, apresentava seus ovos, suas larvas e mostrava amigo das crianças dizendo não picá-los e para selar a amizade o mosquito da Dengue dava balinhas às crianças, mas sempre dizendo que mais tarde passaria nas casas das crianças pra uma visita.

De inicio algumas crianças acabavam por aceitar a amizade do mosquito da Dengue, mas quando o mosquito dizia que era preciso dominar o mundo, que não aceitassem que os agentes da saúde entrassem no seu quintal para limpar, pedia que jogassem latas, copos no quintal para que juntasse água e assim criar seus filhos todas às crianças não aceitavam a proposta e expulsavam o mosquito que saia dizendo ir pra outra escola procurar amigos. Em seguida os alunos entravam e questionava o que o mosquito da Dengue queria e reforçava o alerta feito antes: para que não aceitassem o mosquito na escola nem nas casas e que era preciso repassar aos pais, vizinhos e amigos o que foi visto na escola.

Do susto das crianças menores ao encantamento pelo mosquito, as crianças impressionaram pelos conhecimentos demonstrados sobre a Dengue e o resultado não poderia ser outro: foi positivo em todas as salas por onde a ação foi apresentada.

A mesma parceria entre os dois programas de Educação em Saúde (Secretaria municipal de saúde e Escola estadual Diniz Alves de Toledo) estará realizando outra ação nas escolas agora para os alunos do quinto ano a cima com teatro, palestras, jogos e brincadeiras que ocupara todo dia, primeiro dia 16/11/2010 na Escola Estadual Diniz Alves de Toledo e dia 18/11/2010 na Escola Municipal Joaquim Rodrigues Alves.

DSC05197DSC05198

DSC05202DSC05203

DSC05204DSC05205

DSC05211DSC05217

DSC05218DSC05231

DSC05242DSC05318

  Fonte:prefeituranovosaojoaquim


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!