Indonésia já confirma 435 mortes por tsunami

31/10/2010 08:00

Outras 430 pessoas ficaram feridas; erupção de vulcão também já afetou 50 mil pessoas

30.10.2010/AFP

Relógio quebrado mostra horário em que tsunami atingiu o arquipélago de Mentawai, na Indonésia; equipes encontraram 135 sobreviventes

As equipes de resgate retomaram neste domingo (31) as tarefas de distribuição de ajuda e busca pelas 110 pessoas que estão desaparecidas nas ilhas Mentawai, na Indonésia, seis dias depois de um tsunami que causou a morte de 435 pessoas, segundo o último balanço oficial.

Cerca de 430 pessoas ficaram feridas e 13 mil foram diretamente afetadas pela gigantesca onda originada por um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter, registrado na noite da última segunda-feira (25)  na costa da ilha de Sumatra.

O terremoto arrasou as praias, fez subir em ao menos 1 metro o nível do mar e inundou parte do interior das ilhas afetadas, onde ainda há desabrigados que não receberam nenhum tipo de ajuda.

A única forma de chegar à maioria os povoados afetados é com pequenos barcos pesqueiros, pois as grandes embarcações do governo e da companhia petrolífera nacional Pertamina só podem atracar em Sisakap, cujo pequeno píer está totalmente destruído.

Enquanto isso, as autoridades da Indonésia elevaram a 38 o número de mortos por conta da primeira erupção do vulcão Merapi, também na Ilha de Java, na última terça-feira (26), e chega a cerca de 50 mil o número de pessoas que foram retiradas da região.

A Indonésia está localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria com baixa intensidade, que passam despercebidos para a população.

Fonte:r7.com


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!