Líderes indígenas apresentam reivindicações à Frente Parlamentar

07/05/2011 11:15

 

Líderes indígenas de todo o Brasil apresentaram durante encontro na última quarta-feira (04/05), em Brasília, uma série de reivindicações ao deputado federal Ságuas Moraes (PT-MT), que assumiu no fim de abril a presidência da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.

De acordo com a assessoria de imprensa do deputado, a comitiva pediu especial atenção do parlamentar para aprovar temas como o código florestal, orçamento da Fundação Nacional do Índio (Funai), a criação de política para mulheres índias, plano de carreira para servidores índios, entre outros assuntos.

O grupo de líderes representa mais de 800 índios que estão acampados na Esplanada dos Ministérios com manifesto pela ausência de ações em prol dos povos indígenas.
Nomeado pelos índios como líder político e porta voz das causas indígenas no Poder Legislativo, o deputado Ságuas enfatizou a importância da Frente Parlamentar na defesa dos direitos dos povos indígenas.

“A Frente Parlamentar traz em seu bojo a finalidade de mobilização permanente na defesa dos índios. Ressalto questões pontuais como saúde indígena, violência, educação– em especial os territórios etnoeducacionais –, sustentabilidade. É preciso, contudo, a mobilização permanente e é o que propomos com a recriação da frente por iniciativa própria”, ressaltou Ságuas.

Segundo os líderes indígenas, a Frente terá papel fundamental no resgate dos direitos dos índios. Para eles, a Frente é um espaço importante para debater assuntos como. A comitiva também participou de audiência no Senado para apresentar as reivindicações aos senadores.

Fonte:Olhar Direto


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!