Missão resgata dez brasileiros de áreas de risco no Japão

19/03/2011 17:07

 

 

Outros 13 que estão na cidade de Sendai desistiram de abandonar a área

Reuters

Homem observa casa destruída em Sendai, no Japão; tsunami que atingiu a costa nordeste do país em 11 de março

 

Uma nova missão de retirada de brasileiros na Província de Miyagi, no Japão, foi realizada na tarde deste sábado (19).

Duas pessoas foram removidas da cidade de Sendai e oito foram retiradas das regiões de Onagawa e Ishinomaki, totalizando dez brasileiros resgatados.

As três áreas foram devastadas pelo terremoto e pelo tsunami que atingiu a costa nordeste do país, em 11 de março, e correm risco com a radiação que pode estar vazando da usina de Fukushima 1.

A retirada foi realizada pelo Consulado-Geral do Brasil em Tóquio. Outros 13 brasileiros que estão em Sendai e haviam informado intenção de deixar a cidade desistiram devido às notícias positivas sobre a usina de Fukushima 1 e ao restabelecimento parcial do fornecimento de água e luz, informa o consulado.

Também foram resgatados um japonês e três peruanos - estes últimos estavam hospedados por uma família brasileira na região de Onagawa. A família decidiu permanecer no local, uma vez que a casa deles não foi afetada.

O comboio com as 14 pessoas retiradas está retornando à cidade de Kamisato, na Província de Saitama, distante da usina de Fukushima. Segundo o consulado, não há registros de radiação em níveis perigosos à saúde humana nesta área. Os brasileiros receberão alojamento provisório até que tenham condições de se reunir com amigos e familiares.

O comboio de resgate utilizou dois ônibus, com 28 lugares cada, um caminhão para suprimentos e um furgão de apoio. O grupo partiu de Saitama na noite de sexta-feira (18), e a missão foi concluída às 18h de sábado.

Fonte:R7


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!