Rally da Safra 2011 dá largada em Cuiabá

31/01/2011 22:35

8ª edição da expedição técnica que avalia a safra nacional de soja e milho começará hoje

Cuiabá foi escolhida para a largada do Rally da Safra 2011 que acontece hoje, 31/01. A cidade será ponto de partida da Equipe 1 e de mais três das dez equipes que integram a expedição, principal levantamento privado da produção nacional de soja e milho. Maior produtor de soja do país, o Mato Grosso possui cerca de 6,24 milhões de hectares plantados (26% da área total cultivada no Brasil) e uma produção de 19,3 milhões de toneladas (Perspectivas de Safra Janeiro/2011 - Agroconsult).

A combinação de ótimos preços e boas produtividades deverá marcar o cenário a ser encontrado pelo Rally da Safra 2011. Apesar do atraso no plantio da safra nas regiões Centro-Oeste – com ameaça de excesso de chuvas - e Sudeste e do receio de uma quebra na produção no Sul, ambos por conta do fenômeno La Niña, a safra de grãos deverá mostrar resultados muito satisfatórios, alcançando novo recorde.

Segundo Perspectivas de Safra da Agroconsult, a produção nacional de soja na safra 2010/2011 deverá chegar a 70,3 milhões de toneladas. “Este é o maior número que já divulgamos”, diz André Pessôa, coordenador do Rally e diretor da Agroconsult, organizadora da expedição. A produção de milho verão alcançará 32,6 milhões de toneladas. A safra total de grãos, conforme levantamento da Agroconsult, é estimada em 154,27 milhões de toneladas, recorde que representa uma elevação de 3,7% sobre a safra anterior.

Equipes

A Equipe 1 inicia a expedição nesta 2ª.feira (31/01), passando pelas regiões Oeste, Médio Norte e Centro Sul do Mato Grosso, por municípios como Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sapezal e Tangará da Serra, até retornar a Cuiabá, no dia 4 de fevereiro.

Já a Equipe 2 largará em Cuiabá no dia 6 de fevereiro, percorrendo a região Sudeste do Estado, passando por municípios como Campo Verde, Primavera do Leste e Alto Garças. Passará também por mais dois estados brasileiros: Goiás e Mato Grosso do Sul. No primeiro, percorrerá a região Sudoeste passando pelos municípios de Jataí, Mineiros e Rio Verde. No segundo, passará por Chapadão do Sul e São Gabriel d’Oeste chegando a Campo Grande no dia 11 do mesmo mês.

A Equipe 5 fará roteiro semelhante à Equipe 1, visitando as lavouras de ciclo médio e tardio entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março.

A última a sair de Cuiabá será a Equipe 7, que passará por Primavera do Leste (MT), Rondonópolis (MT), Itiquira (MT), Alto Taquari (MT), Rio Verde (GO), Itumbiara (GO) e Uberlândia (MG).

Palestras

Integrantes do Rally da Safra 2011 farão palestras sobre o mercado de soja e milho para produtores convidados das empresas patrocinadoras em duas cidades Rio Verde, na equipe 2, e Rondonópolis, na equipe 7.

A primeira será no dia 10 de fevereiro, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), que fica na BR 060, Km 424, no bairro Promissão.

Já em Rondonópolis, será no dia 15 de março, no Centro de Eventos Ipê, à Avenida Julio José Campos, 2.462, bairro Sagrada Família. Ambas ocorrem a partir das 19 horas.

Organização

O Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, chega a oitava edição patrocinado pela Vale, Banco do Brasil, Case IH, DVA, Monsoy e Fertilizantes Heringer, além de contar com apoio da Fiesp, Toyota, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

As dez equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 31 de janeiro e 27 de março, mais de 55 mil quilômetros e colherão 1,3 mil amostras nos principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por onze estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão. Os dados coletados representam 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo Brasil.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br , com informações atualizadas diariamente, e pelo twitter:   www.twitter.com/RallySafra  e pelo Facebook.

Resultados

O Rally da Safra tem como objetivo tornar públicas as informações mais precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras de soja e milho. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 29 de março (terça-feira), às 14 horas, na Fiesp, em São Paulo.

Fonte: Plantão News


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!