Santo Antonio do Leste.MT Decreta Situação de Emergência Sanitária

03/02/2011 23:32

 

O Prefeito Municipal de Santo Antônio do Leste, Estado de Mato Grosso, Senhor REINALDO COELHO CARDOSO, dado aos casos comprovados de Hepatite “A”, através do decreto de Nº 005/2011 de 28 de Janeiro de 2011, declara em toda a extensão territorial do município de Santo Antônio do Leste, a existência de “SITUAÇÃO ANORMAL  provocada por motivo de força maior, a qual é caracterizada como SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA SANITÁRIA”

Segundo informações oficiais, já foram diagnosticados nos últimos 40(quarenta) dias 30(trinta) casos de HEPATITE do tipo “A”. 

O vírus da hepatite A se aloja nas fezes das pessoas infectadas 2 ou 3 semanas antes de aparecerem os sintomas e durante a primeira semana da doença. O sangue e as secreções também podem ser infecciosos. Geralmente a transmissão mas comum acontece através dos alimentos e água contaminados.

 O período de incubação (tempo para o aparecimento da doença) é de 2-6 semanas e o tempo em que o vírus é encontrado no sangue é pequeno (5-7 dias.

 A maioria dos pacientes não apresenta quaisquer sintomas, particularmente as crianças, ou apresenta sintomas incaracterísticos que se assemelham a um quadro gripal. Por esse motivo, muitos adultos descobrem que já tiveram hepatite A através de exames de sangue e nunca souberam. Quando se apresenta clinicamente, os sintomas mais comuns são icterícia (pele e olhos amarelados), fadiga, falta de apetite, náuseas e dores articulares e musculares, ocasionalmente com febre baixa e dor no fígado.

 A situação é preocupante, uma vez que no histórico do município nos últimos 04(quatro) anos foram diagnosticados apenas 22(vinte e dois) casos, e agora conforme mencionado acima, já justifica a necessidade deste decreto. 

Algumas ações pontuais já foram tomada pela equipe de saúde do município no sentido de esclarecer a população quanto as medidas necessárias para evitar a contaminação,  como lavar as mãos regularmente, ingerir água tratada, lavar caixa d´agua, recolher o lixo dos quintais, até carro de som na rua divulgando estas informações. 

O que é mais preocupante é que conforme descreve no próprio Decreto de que, para “cada caso diagnosticado existe a probabilidade de mais 03 (três) infectados, ou seja, na data de hoje, existe a efetiva probabilidade de termos 120(cento e vinte) casos. Fonte:Decreto nº 005/2011. 

Publicaremos a seguir o Decreto nº 005/2011,  de 28 de janeiro de 2011 na integra para seja dado  conhecimento a todos e para o que se fizer necessário.

Dec. 005.11.28.01.11 - Situação de Emergência Ambiental.Sanitária.doc (29,5 kB) 

Jsiqueira.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!