23 cidades aderiram ao programa que oferece emprego na saúde

06/02/2012 08:50
© Ilustração

Um em cada seis municípios de Mato Grosso, perfazendo um total de 23 prefeituras, já aderiu ao Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) do Ministério da Saúde, que oferece emprego para profissionais de saúde. 

As vagas são reservadas para pessoas nteressadas em atuar nas equipes de saúde da família e outras estratégias de atenção básica. Os municípios interessados têm até o dia 7 de fevereiro para fazer sua adesão e os profissionais de saúde até o dia 12, segundo edital publicado nesta terça-feira (31/1) no Diário Oficial da União prorrogando o prazo. 

Até o momento, 1.327 municípios já aderiram ao programa em todo o país, com oferta de 3,7 mil vagas para médicos (2 mil), enfermeiros (1 mil) e cirurgiões dentistas (700). 

Além do benefício de contar com profissional por 40 horas semanais, os municípios também receberão incentivo para a implantação e manutenção do Telessaúde, que permitirá às instituições de ensino superior vinculadas ao Provab dar suporte às atuação dos profissionais. Os municípios serão responsáveis pela contratação e remuneração dos profissionais, bem como pelo custeio de moradias quando houver necessidade. 

Podem participar os municípios listados na Portaria Conjunta n° 2 (2011), definidos pelo Ministério da Saúde segundo o percentual da população em extrema pobreza e da população residente na área rural. 

Os municípios selecionados foram agrupados de acordo com os seguintes perfis: população rural e pobreza intermediária ou elevada; populações quilombola, indígena e assentamentos rurais; capital ou região metropolitana; população maior que 100 mil habitantes. 

Dos 1.327 municípios que aderiram ao programa, 160 estão em Minas Gerais, seguido por Pernambuco, com 132. Ceará e Bahia possuem, respectivamente, 127 e 119 municípios já cadastrados no programa.
 
“É essencial a participação dos municípios nesta iniciativa, pois ela vai permitir a ampliação e a melhora do acesso à saúde nesses locais. É preciso promover a melhor distribuição dos profissionais pelas diversas regiões brasileiras, para que municípios como esses passem a fornecer à população um serviço completo e de qualidade” esclarece o ministro Alexandre Padilha. 

O governo federal financiará a operação dos Núcleos de Telessaúde das unidades onde atuarão os profissionais, bem como as atividades dos tutores, além de cursos de especialização em Saúde da Família. A contratação dos profissionais será feita pelas secretarias municipais de saúde, com as quais será estabelecido o vínculo empregatício. 

O processo seletivo está dividido em duas fases: a fase de habilitação e a fase de seleção. A habilitação vai até dia 12 de fevereiro, e as inscrições devem ser efetuadas pela internet. Poderão se inscrever médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que tenham concluído a graduação, e possuam registro profissional junto ao respectivo conselho de classe à época do início das atividades profissionais. Os candidatos deverão indicar, em ordem de preferência, seis localidades em que preferem atuar. 

Terão preferência na fase de triagem os candidatos que tiverem se graduado em instituição de ensino superior que for entidade supervisora do município da vaga pretendida, tiverem nascido ou atuarem no mesmo estado da vaga pretendida e serem maior idade. Também será considerada a ordem de inscrição.

Veja abaixo os municípios que aderiram ao Provab:

MT ACORIZAL 
MT ALTO BOA VISTA 
MT ARIPUANà
MT CANARANA 
MT CARLINDA 
MT CONFRESA 
MT COTRIGUAÇU 
MT DENISE 
MT GUARANTÃ DO NORTE 
MT JACIARA 
MT MATUPÁ 
MT NORTELÂNDIA 
MT NOVA BANDEIRANTES 
MT NOVA MONTE VERDE 
MT NOVA OLÍMPIA 
MT NOVA XAVANTINA 
MT PARANAÍTA 
MT PEIXOTO DE AZEVEDO 
MT PORTO ALEGRE DO NORTE 
MT RIBEIRÃOZINHO 
MT SANTO ANTÔNIO DO LESTE 
MT SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA 
MT VALE DE SÃO DOMINGO
 


Por: Vinícius Tavares
Fonte: Olhar Direto


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!