5º Simpósio da Amazônia discute desenvolvimento sustentável e futuro dos jovens da região

09/11/2011 08:45

O evento realizado em parceria entre a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional e a Subcomissão Permanente da Amazônia do Senado, reacendeu a discussão sobre a importância da educação para o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda. O debate trouxe a tona resultados práticos e urgentes das reivindicações da população, como é o caso da preservação da região que detém a maior biodiversidade do mundo, saneamento básico e descarte de resíduos sólidos.

“Estamos preocupados com a preservação dos biomas da região e o Congresso Nacional tem ajudado muito, como foi o caso da aprovação do Projeto de Lei nº 11.445/2007, marco regulatório do saneamento básico no país, que visa justamente os cuidados ao Meio Ambiente e a saúde da população. O governo Lula investiu R$ 40 bilhões em saneamento e o atual vai investir R$ 50 bilhões no Programa de Universalização do Saneamento Básico em 20 anos”, pontuou Mário Negromonte, ministros das Cidades.

O deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT), coordenador da bancada do Centro-Oeste, esteve presente no evento e falou sobre os investimentos necessários para o desenvolvimento da região. “Este é um tema de extrema relevância para o mundo inteiro, pois muito se fala sobre a Amazônia, mas poucos conhecem a realidade da população. Acredito que a melhor forma de preservar a região é com recursos tecnológicos, financeiros, ciência e pesquisa, precisamos investir em educação, para que os profissionais formados no Estado permaneçam lá, ajudando no desenvolvimento. Pois somente com pessoas qualificadas é que teremos o avanço que tanto esperamos”.

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi um dos palestrantes do simpósio, ele defendeu a criação de um Programa Nacional capaz de inserir a Amazônia no contexto da economia global. “A região ainda é vista como periferia dos interesses do Brasil, e isso precisa ser mudado. Mas serão necessários investimentos em educação e tecnologia, para vocês terem uma ideia a exploração que é feita aqui, ainda é da época do Brasil Colônia e isso precisar ser mudado urgentemente. O país precisa cuidar da Amazônia, antes que seja tarde demais”, ressaltou.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!