Adoção de bebê indígena de MT causa polêmica em Goiania

01/03/2012 08:24

 

Autor:De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Fonte:Olhar Direto

Foto: G1-GOAdolescente segura o bebê karajá de 21 diasAdolescente segura o bebê karajá de 21 dias

A Polícia Federal está investigando a suposta adoção de um bebê indígena de 21 dias da tribo Karajá, de Mato Grosso, por parte de um casal de empresários de Goiânia. O que chamou atenção é que um documento de intenção de doar o recém-nascido teria sido lavrado pelo avô do bebê em um cartório de imóveis e não em cartório de registro civil e sem conhecimento do Juizado da Infância e Juventude. 

O avô do recém-nascido, que é técnico em enfermagem em São Felix do Araguaia, alega que a família não tem condições de criar o bebê e que por isso estaria doando o recém-nascido. Funcionários da maternidade desconfiaram do grande número de visitas que o bebê estava recebendo e por isso acionaram a Polícia Federal. 

No documento, lavrado em um cartório de registro de imóveis, o avô se diz responsável pela adolescente de 17 anos e pelo recém-nascido e atestaria a doação do neto para o casal porque não tem condições financeiras, psicológicas e culturais para sustentá-lo.

O conselheiro tutelar Omar Borges informou que, a pedido da Polícia Federal, a adolescente e o recém-nascido vão permanecer na Casa de Saúde do Índio, no Jardim Bela Vista, até que o caso seja esclarecido. 

O casal ficou sabendo, através de um conhecido na Funasa, que era fácil conseguir a adoção de uma criança indígena e por isso estaria disposto a pegar uma para criar. 

A diretora do juizado da Infância e da Juventude, Edivânia Freitas, ressalta que uma criança não é uma mercadoria. “Uma criança não pode ser dada ou vendida, simplesmente. A pessoa interessada em adotar deve ir ao juizado ou ao fórum de sua cidade e se inscrever e obedecer toda a tramitação processual prevista em lei”, explica.

Com informações do G1 de Goiânia-GO e Água Boa New

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!