Aneel aprova intervenção na Rede Cemat em meio à crise financeira

02/09/2012 11:53

Fonte:Olhar Direto             Escrito:Lucas Bólico

 

Foto: Reprodução

Aneel aprova intervenção na Rede Cemat em meio à crise financeira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje a intervenção nas Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat), controlada pelo Grupo Rede Energia. O O interventor escolhido é ex-diretor da Aneel e ex-interventor na Cemar em 2003, Jaconias de Aguiar.

Olhar Direto já havia antecipado a possibilidade da intervenção desde o início deste ano. Para o mercado, o grupo Rede Energia é considerado "problemático" e a situação é de "elevado risco" para o sistema nacional como um todo. 

"A contaminação pode se tornar inevitável e atingir outras empresas do grupo (Rede) como a Enersul (distribuidora de Mato Groso do Sul), Celtins (Tocantis) e Cemat, apesar das distintas situações", declarou uma alta fonte do setor ouvido pelo portal de notícias Olhar Direto, em Brasília em meados de março. Uma segunda fonte, de São Paulo, avalia que o "quadro é crítico, de instabilidade e tende a agravar".

Em comunicado público, a própria distribuidora admitiu que o pedido de recuperação foi inevitável diante do agravamento de sua crise econômico-financeira e da necessidade de garantir a prestação de serviço aos consumidores.

Outras regiões de distribuidoras da Rede Energia no Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste fazem parte da Rede Energia, sendo que apenas duas distribuidoras da concessionária estão com as contas em dia e livres até o momento de receber a intervenção. Segundo as informações do jornal Estado de São Paulo, todas as outras possuem pendências e estão impedidas de aplicar reajustes anuais de tarifas. 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!