Atirador do "Batman" pode pegar pena de morte

24/07/2012 08:49

 

Ele será acusado formalmente na semana que vem, dia 30, pela série de homicídios

 

Foto: AFP

Ele é acusado de ser o atirador que matou 12 pessoas

Fonte:Correio

As famílias das vítimas do ataque a um cinema no estado americano do Colorado serão ouvidas sobre a possibilidade de a promotoria pedir a pena de morte para James Holmes, de 24 anos. 

O jovem, acusado de ser o atirador que matou 12 pessoas e deixou outras 59 feridas durante uma sessão de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, no dia 20, compareceu ontem pela primeira vez à Justiça. 

Vestindo roupas de detento e mostrando os cabelos pintados de vermelho, Holmes parecia distante na audiência, sem demonstrar emoções e evitando olhar o juiz, ao lado de sua advogada, uma defensora pública. Ele será acusado formalmente na semana que vem, dia 30, pela série de homicídios dolosos e pode ser condenado à pena de morte.

Em entrevista, a procuradora distrital do condado de Arepahoe, Carol Chamber, disse que os familiares das vítimas do ataque serão consultados antes que a acusação peça tal punição e que o julgamento deve durar meses. 

Na audiência, o juiz apenas apresentou o caso e leu os direitos do acusado, que parecia não prestar a atenção. Carol acrescentou que as investigações da polícia continuam e fez um apelo para que qualquer um que tenha informações sobre o caso procure as autoridades responsáveis. 

Segundo ela “os promotores trabalharão duro para conseguir as provas contra o acusado” e o julgamento não será fácil. Segundo o ex-procurador distrital de Denver, Craig Silverman, o crime tem todas as especificações da lei para a aplicação da pena de morte no Colorado, que incluem ação premeditada, múltiplas vítimas e a morte de uma criança. 

Ainda de acordo com Craig, se Holmes não for executado “o Colorado vai ter que jogar fora sua lei de pena de morte”. Depois de ser preso, Holmes foi alocado em uma solitária, por razões de segurança, segundo policiais. Ele estaria se negando a colaborar e até falar com autoridades, o que dificulta o trabalho dos investigadores e pode fazer o caso se estender por meses. 

No ataque à pré-estreia do filme Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge na cidade de Aurora, próxima a Denver, ele utilizou duas pistolas, uma escopeta e bombas de gás lacrimogêneo. Um fuzil AR-15 com um carregador de 100 balas, que também seria usado, não funcionou na hora do ataque, o que poupou a vida de muitas pessoas na sessão, segundo especialistas. 

Autoridades também informaram ontem que Holmes recebeu cerca de 50 pacotes e comprou uma série de armas, meses antes de realizar o ataque, o que é um forte indício de que o crime foi premeditado, segundo a polícia.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!