Aumento no preço dos combustíveis deve vir no longo prazo

15/10/2012 08:17

A executiva ressaltou, porém, que a necessidade de aumento é de

Fonte:PORTAL G1
 

Um novo reajuste do preço dos combustíveis "certamente virá", mas não "tem uma data" ainda, disse a presidente da Petrobras, Graça Foster. A executiva ressaltou, porém, que a necessidade de aumento é de "longo prazo" e não há uma "definição de curto prazo" sobre o assunto. Segundo a presidente, desde 2002, quando teve início a política de alinhar preços ao mercado internacional no longo prazo apenas, a Petrobras tem um resultado positivo.

Atualmente, no entanto, Foster reconhece que há uma defasagem frente às cotações internacionais. Como forma de reforçar o caixa da companhia, a executiva defende ainda o aumento da mistura de gasolina  no etanol --dos atuais 20% para 25%.

Tal decisão, diz, não cabe à Petrobras, mas sim ao governo, que tem de assegurar o abastecimento do mercado doméstico. A Petrobras, segundo Graça Foster, trabalha ainda em outras frentes para poupar seu caixa e fazer sobrar mais recursos para investimento. Um das mais importantes, afirma, é a redução de custos. Há seis meses, a estatal trabalha num novo programa de corte de custos, que evolve toda a companhia e será lançado na próxima semana.

Entre as iniciativas, estão a redução de custos de manutenção de estoques. "Precisamos aumentar a sinergia entre as áreas da própria Petrobras." Ainda para levantar recursos, Foster disse que a estatal mantém em curso seu programa de venda de ativos, focado em empreendimento "sem nenhuma ou com muito pouca sinergia" atualmente para a empresa. LEILÕES Graça defendeu ainda a realização de novos leilões da ANP de blocos de concessão para "oxigenar" o setor. As companhias têm trocado áreas e participações em campos, mas só isso não é suficiente para "otimizar" o portifólio das empresas.

Foster disse considerar necessários leilões para o pré-sal (área na qual a estatal tem de obrigatoriamente comprar ao menos 30% dos blocos) ou do pós-sal.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!