Brasileiro que perdeu prazo de entrega do Imposto de Renda já pode prestar contas ao Leão

03/05/2012 09:28

 

 

Os contribuintes que deixaram de entregar o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2012, cujo prazo para o envio terminou às 23h59min59s da última segunda-feira (30), já podem baixar o programa no site da Receita Federal e acertar as contas com o Leão.

Os atrasados terão que pagar multa, que vai de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

Aos contribuintes que perderam o prazo, basta preencher a declaração, que estava no ar até segunda-feira (poderia ocorrer uma mudança por causa do sistema de cálculo da multa, mas isso não foi necessário) e, depois, enviar utilizando o Receitanet — software de entrega do Fisco.

Com o novo preenchimento, o contribuinte imprime uma Darf com a multa, além do recibo de entrega. A Receita Federal orienta que a multa seja paga o quanto antes porque quem não efetuar o pagamento receberá uma intimação e, em caso de imposto a restituir, terá o valor da multa abatido da restituição.

Porém, não é recomendável que os atrasados esperem a intimação chegar, uma vez que a declaração irá demorar mais tempo para ser processada.

A declaração dos atrasados não tem um prazo final para a entrega. Ela deve ser feita o quanto antes, pois quem não enviou o documento está “em dívida” com a Receita. Se o contribuinte tiver imposto a pagar, os juros irão aumentar a mordida do Leão.
 


Fonte: Do R7


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!