Campanha quer incentivar o consumo de lácteos à população mundial

02/06/2012 09:45

Fonte:Folha do Estado

Arquivo/FE

Nesta sexta-feira, 1º de junho, comemora-se o Dia Mundial do Leite, criado em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU, na sigla em inglês), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. A escolha de 1º de junho se deu por que já era o dia em que diversos países, a maioria da União Européia, comemoravam o Dia Nacional do Leite.

Aproveitando a data, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) traz algumas dicas sobre a importância do leite para a saúde. O consumo deste alimento é recomendado em todas as fases da vida e traz diversos benefícios para o organismo. O ideal é consumir entre 400 ml e 700 ml por dia, que equivalem a cerca de dois a quatro copos, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

A ingestão de leite é muito importante para a saúde de crianças e adultos. Na adolescência, ele ajuda a fortalecer os ossos que estão sendo formados. Na faixa dos 30 anos de idade o consumo previne a osteoporose no futuro – doença que afeta principalmente as mulheres. Depois dos 30 anos há uma perda natural de cálcio e, para a manutenção da vida saudável, é necessário que a alimentação rica neste mineral permaneça. Para se ter uma ideia, um copo de 300 ml de leite tem, em média, 250 mg de cálcio.

“Além dos benefícios para a saúde humana, o leite fomenta a geração de emprego e renda. Em Mato Grosso existem 20,9 mil propriedades leiteiras que produzem uma média de 92,6 litros de leite por dia. O estado responde por 2,3% da produção nacional de leite, ocupando a 10ª posição no ranking brasileiro. Esta participação, apesar de ainda ser pouco representativa, demonstra os desafios que ainda temos que enfrentar para tornar este setor mais atrativo e desenvolvido no estado”, argumenta o presidente da Famato, Rui Prado.

Benefícios – O alimento contém proteínas de alta qualidade que auxiliam na construção dos tecidos do corpo humano, auxiliando na preservação de músculos, cabelos e unhas durante toda a vida. Possui vitaminas como A, B e D, que protegem os olhos, fornecem energia e aperfeiçoam a concentração, além de combater a anemia e fortalecer os ossos.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!