Centro de apoio de combate ao câncer realiza atendimentos em Pva

15/02/2012 15:17

 

O centro foi construído graças a doação de toda comunidade e empresas de Primavera do Leste

Autor:Jaqueline Hatamoto

Fonte:clique F5

Jaqueline Hatamoto

Com o slogan "100% de fé e esforço, onde houver 1% de esperança". O Centro de Apoio no Combate ao Câncer Padre Onesto Costa de Primavera do Leste realiza atendimentos e encaminhamentos de pessoas diagnosticadas com câncer.

 A coordenadora Executiva Eunice Polla, conta que a ideia da criação do centro surgiu há 11 anos atrás quando ela descobriu que tinha a doença. "Há 11 anos eu tinha a vontade, e devido a um convite do Padre Divino, onde cada pastoral deveria apresentar um projeto, eu apresentei o projeto de criação do centro"; explicou a Polla.

 A ideia agradou e após a criação do projeto o centro demorou 4 meses para ser construído. "Tudo aqui foi completamente doado, vivemos 100% de doações, toda obra e os móveis que estão aqui dentro foram doados"; ressaltou o coordenador de Campanha de arrecadação Fabiano Dalla Rosa. O centro de apoio é dotado de almoxarifado, sala de reuniões, cozinha, e uma outra sala que será instalada uma biblioteca, "Neste espaço temos planos de implantar uma biblioteca onde a pessoa poderá ter acesso a livros que explicam a doença" ressaltou Polla.

Além disso no centro existe uma sala de psicologia onde são feitos atendimentos psicológicos aos pacientes e ainda aos familiares, "tanto o paciente quanto a família necessitam de acompanhamento psicológico, para enfrentar esse momento tão difícil", enfatizou Fabiano Dalla Rosa.

Desde a inauguração o centro já atendeu 11 pessoas, com empréstimos de cadeiras de rodas e camas hospitalares, "nós atendemos em forma de comodato, ou seja, o doente usa e depois que não precisa mais devolve, assim conseguimos atender um número grande de pessoas"; explicou a coordenadora.

 Ela ainda ressalta que o centro necessita de doações, "precisamos de cama hospitalares e cadeiras de rodas entre outras coisas, as pessoas que quizerem doar podem vir até o centro." Convida.

 O centro também promove o encaminhamento dos doentes para Cuiabá, e devido a uma parceria com os centros de oncologia e ainda com hospital do Câncer, os doentes de Primavera tem tratamento especial com equipes voltadas para tratamentos dos doentes da cidade que não precisam aguardar na fila. "A prefeitura é nossa grande parceira, já que disponibiliza a passagem e ainda hospedagem na casa de apoio"; lembrou Polla.

 Passada a fase de construção agora a equipe do centro de apoio se prepara para lançar uma campanha de combate ao câncer, a data escolhida foi 08 de abril dia Internacional de Combate ao Câncer. "Pedimos para toda comunidade que não desistam de nós e nos ajude nessa luta, feliz daquele que ajuda o próximo, pois tem a certeza que não viveu inutilmente"; citou Dalla Rosa. O centro de apoio funciona ao lado da Paróquia São Cristovão, e atende a todos independente de classe social e credo.

SOLIDARIEDADE

Doações podem ser deduzidas do IR

As doações feitas para o Centro de Apoio ao Câncer de Primavera do Leste, podem ser deduzidas do imposto de renda. "Temos recibo com cnpj, então empresários, e também toda comunidade pode doar e depois declarar no imposto de renda"; ressaltou o coordenador da Campanha de Arrecadação Fabiano Dalla Rosa. Os integrantes da equipe fazem questão de agradecer a todos que contribuíram com o centro, e ainda a arquiteta e os engenheiros que cuidaram do projeto. "Quero agradecer a todos que tornaram este sonho realidade", disse emocionada a Coordenadora Eunice Polla.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!