Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa têm 60% da área ocupada pela produção rural

20/10/2012 08:54

Pampa é o território com a maior porcentagem, chegando a 71%

Fonte:R7

 

 

As regiões do Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa possuem uma média de 62% de seus territórios ocupados pela produção rural, aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados são do Atlas do Espaço Rural Brasileiro, lançado nesta sexta-feira (19) pelo instituto.

A publicação é feita com dados do Censo Agropecuário de 2006, e levou em conta os quatro biomas com maior taxa de ocupação da atividade agropecuária. Plantações e criações de animais correspondem a 71% da área do Pampa, 69% do Pantanal, 66% da Mata Atlântica e 59% do Cerrado.

Se somadas, as áreas das propriedades destinadas a esse tipo de atividade chegam a 2,1 mi de quilômetros quadrados. Quando comparadas com o território brasileiro, o total é de 25% das terras nacionais. 


Área dos estabelecimentos diminui 

Entre o Censo 1995-1996 e o de 2006, foi constatada uma redução de 19,9 milhões de hectares na área total dos estabelecimentos de produção rural. 

O atlas destaca que esta queda deve levar em consideração as áreas transformadas em unidades de conservação ou em terras indígenas.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!