Congresso fortalecerá cultivo da soja não-transgênica

05/06/2012 10:33

 

Autor: Welington Sabino,  Fonte:GD

Cuiabá vai sediar entre os dias 11 a 14 de junho o VI Congresso Brasileiro de Soja que visa debater com produtores e pesquisadores as últimas novidades bem como as problemáticas que envolvem o setor de produção da oleaginosa no Estado. Uma das novidades será o Programa Soja Livre (PSL) que foi desenvolvido com o objetivo de ampliar a oferta de cultivares de soja não-transgênica em Mato Grosso e está em sua terceira edição.

Com sementes testadas e aprovadas, o programa traz para o Congresso da Soja o importante debate sobre as vantagens do cultivo do grão não transgênico que, conforme as experiências realizadas, mostra-se como uma opção técnica e economicamente viável para atender a um mercado cada vez mais exigente. O PSL chega como exemplo de uma experiência de sucesso em Mato Grosso que, em pouco tempo, se expandiu para todas as regiões do país. Tem a disposição dos sojicultores mais de 12 variedades de soja convencional testadas, aprovadas e recomendadas para todas as regiões e necessidades técnicas.

Em menos de 2 anos se solidificou e, na safra 2011/2012 instalou e conduziu 26 unidades demonstrativas e mais de 50 áreas demonstrativas com mais de 22 variedades de soja convencional da Embrapa, nas principais regiões produtoras de soja no Brasil. Nessas unidades e áreas demonstrativas os agricultores puderam conhecer e comparar os resultados das sementes convencionais, resultando no lançamento de novas cultivares de alta produtividade e rentabilidade que ampliam o poder de escolha dos produtores.

Criado em 2009 por meio de parceria entre a Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o programa já está presente em 11 estados. (Com Assessoria)

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!