Consórcios privados pode ser a solução para estradas brasileirasConsórcios privados pode ser a solução para estradas brasileiras

24/09/2011 07:39

Foto: Ilustração


O senador Blairo Maggi (PR/MT) ressaltou a necessidade de o governo federal estimular os estados a firmarem parcerias com a iniciativa privada, por meio de consórcios rodoviários, independentes do tráfego das estradas.

O congressista mato-grossnse chamou atenção dos colegas parlamentares para baixa qualidade da infraestrutura das rodovias brasileiras, nesta quarta-feira (21), em discurso proferido no plenário da Casa.

"E não adianta dizer que precisa ter 12 mil veículos, 15 mil veículos passando por dia para ser viável uma rodovia dessas”, pontuou Maggi, em aparte aoo discurso do senador Armando Monteiro (PTB/PE).

De acordo com o parlamentar rpublicano, é possível dar às empresas das concessionárias o direito de explorarem o pedágio durante período pré-estabelecido no contrato.

"O caixa dessas rodovias - e são estradas de mil veículos por dia - consegue mantê-las sem nenhum buraco, com faixas pintadas, lixo catado dos acostamentos, toda ela roçada e com as suas placas em dia. Então, é um alto negócio para quem participa, melhor ainda, para a sociedade que usufrui de boas estradas, com segurança”, destacou.

Para Maggi, o escoamento da produção nos estados, como em Mato Grosso, é um problema que prejudica os produtores. Ainda na avaliação do senador, a situação logística ainda é lenta com relação ao crescimento produtivo no país.

“A questão de logística no Brasil é um problema sério, crônico. A gente vem modificando a situação, mas a passos de tartaruga, enquanto a produção cresce a passos de lebre, que anda muito mais. Posso dizer que temos uma representação do que não anda e do que anda.”, ponderou

É necessário que o governo passe a incentivar os estados brasileiros a aderirem parcerias que sejam atrativas para o modelo de logística utilizado em cada região, segundo o ex-governador de Mato Grosso.