Continente asiático lidera ranking dos exportadores de algodão do Estado

21/06/2012 08:51

 

Neste ano, Mato Grosso já exportou 152 mil toneladas de algodão em pluma

Fonte:Secom-MT


Josi Pettengill/Secom-MT


Neste ano, Mato Grosso já exportou 152 mil toneladas de algodão em pluma

China, Indonésia e Coreia do Sul continuam liderando o ranking dos principais compradores da pluma do Estado. Somente estes três países foram responsáveis por 52% da compra do algodão mato-grossense em 2012.


Desde o começo do ano, o continente asiático comprou 85% da pluma exportada pelo Estado. Neste ano, até o mês de maio, Mato Grosso exportou 152 mil toneladas de algodão em pluma, gerando uma receita de US$ 280 milhões, segundo informações do Instituto Mato grossense de Economia Agropecuária (Imea).


Atualmente, o algodão é a terceira commodity mais exportada do Estado no acumulado de 2012, ficando atrás apenas do complexo da soja e da carne exportações de pluma do país nestes cinco primeiros meses do ano, alavancando as exportações brasileiras.


Segundo Elisa Gomes, a oferta pelo produto mato-grossense contribuiu para o cenário de alta nos negócios externos. "As exportações cresceram porque no ano passado não tínhamos algodão em pluma e o estoque era baixo. Agora, como temos uma oferta e isso tem animado os compradores a refazerem seus estoques e os preços estão atrativos para quem vai aumentar", frisa a especialista.


Com a colheita do algodão iniciada neste mês em Mato Grosso, é possível analisar que as exportações terão aumento a partir do mês de agosto, destinando o fluxo da colheita para o exterior.


BRASIL


Nos últimos 12 meses, de maio de 2011 a maio de 2012, o Brasil exportou 998 mil toneladas. Com a expectativa de aumento de 0,5% na produção de algodão no Brasil nesta safra, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) as exportações da pluma tendem a aumentar também. Nas áreas mato a expectativa é de 5,9% de aumento na produção


Somente no último mês, as exportações da pluma do território brasileiro atingiram em maio 59 mil toneladas. Este valor obtido no mês de referência é o maior na série histórica. O ano que mais se aproximou deste número foi 2009, atingindo 39 mil toneladas no mês de maio. 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!