Copa 2014: secretário da Fifa alerta para aeroportos e hotéis

29/07/2011 08:40

 

As dificuldades enfrentadas pela Fifa durante a Copa do Mundo da África do Sul de 2010 serviram como lição para a entidade máxima do futebol. De acordo com o secretário-geral Jeróme Valcke, todos estão mais escolados para não cometer os mesmos erros no Mundial de 2014.

"Penso que o que foi bom é que aprendemos muito na África do Sul. Pode-se dizer que a situação é um pouco parecida em termos de infraestrutura em estádios, mas são países que fazem parte do mesmo grupo - Rússia, Índia, Brasil. Mas nós adquirimos uma experiência na Copa que pode nos ajudar na Copa no Brasil, fazendo com que as coisas fiquem prontas", disse Valcke, que citou um exemplo crucial.

"Na África gastamos muito nos estádios, mas eles não consideraram o campo em si. E nós no Brasil já indicamos uma empresa que vai trabalhar na questão dos campos para os 12 estádios...Podemos dizer que oBrasil é maior do que a África do Sul e foi melhor ter tido essa experiência".

Segundo o secretário-geral da Fifa, os estádios não são a principal preocupação da entidade para o Mundial de 2014. "Temos muitas preocupações na organização da Copa. Nós sabemos que os estádios vão ficar prontos, não precisamos falar. Eles vão estar prontos. Precisamos de oito cidades para organizar a Copa e aqui temos 12 estádios. A questão é quantos estádios vão ficar prontos, mas isso não é um problema".

Na visão dele, a mobilidade das pessoas e as acomodações são os problemas cruciais a serem resolvidos nos próximos três anos. "Quando se fala de Copa do Mundo o que interessa é o deslocamento das pessoas e essa é uma das preocupações. Por isso nos preocupamos com os aeroportos. Precisa ter uma facilidade de deslocamento do ponto A para o B. Não estou falando dos funcionários da Fifa, das delegações. Nós temos batedores. Queremos que todos se desloquem. Não queremos uma área vip cheia e o resto do estádio vazio. Queremos que todos cheguem com facilidade e possam sair depois do jogo", disse.

Fonte: Celso Paiva/Terra.