Cresce o uso de híbridos transgênicos na agricultura

23/12/2011 09:33

Transgênicos: área semeada deve chegar a 10 milhões de hectares na safra 2012/2013. Foto: Divulgação
Transgênicos: área semeada deve chegar a 10 milhões de hectares na safra 2012/2013. (Foto: Divulgação)

A área semeada com híbridos transgênicos deve bater nos 10 milhões de hectares na safra 2012/2013 ou mais de 67% da área total - a tendência é a de que as tecnologias de genes combinados (ou stack genes, que agrupam as características de resistência a insetos e tolerância a herbicidas) assumam a liderança como a principal estratégia usada para aumento da produção e da produtividade entre os produtores de milho no Brasil.

Somente para a safra de inverno, que iniciará em março, a projeção é a de que mais de 82% da área seja plantada com cultivares transgênicas.

Empresas multinacionais também estão investindo cada vez mais na adoção de híbridos com a tecnologia que permite a ação contra pragas de solo combinada com a proteção de pragas aéreas e com a tolerância a herbicidas. Além dessa tecnologia, agricultores dos Estados Unidos já usaram neste ano híbridos com a combinação de oito genes capazes de oferecer o mais completo controle de pragas aéreas e do solo, além de resistência a herbicidas.

Desde setembro, os norte-americanos experimentam, segundo a Embrapa, um material que possibilita a característica de tolerância a herbicidas com refúgio na sacaria. Assim, o milho a ser semeado já possui uma porcentagem de sementes com a tolerância a herbicidas. O principal benefício é que o agricultor não precisa reservar parte da sua lavoura para o plantio de milho convencional. No Brasil, segundo pesquisadores, essas últimas tendências deverão se concretizar principalmente em lavouras da Região Sul, em decorrência da estação de inverno ser bem definida. Segundo a consultoria Céleres, especializada em agronegócio, a adoção da biotecnologia representa acréscimos de 32% em comparação com os 7,5 milhões de hectares semeados na última safra. Em relação às intenções de uso de transgênicos, cerca de 60% dos agricultores pretendem plantar o milho RR (com resistência a herbicidas) na safrinha de 2012, segundo especialistas. A adoção da tecnologia RR deve proporcionar um ganho de produtividade 3%.

Fonte: DiárioNet


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!