Deputados aprovam criação da SECOPA; AGECOPA é extinta

24/09/2011 08:04
 

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, se reuniu nesta terça-feira (20.09) com deputados estaduais para discutir a criação de uma Secretaria extraordinária para assuntos da Copa, em substituição a Agecopa. Por unanimidade, os parlamentares aprovaram o esboço do projeto que cria a Pasta. A nova estrutura vai possibilitar mais agilidade aos processos e autonomia ao governador.


De acordo com o deputado Romoaldo Júnior, líder do Governo no Legislativo estadual, os parlamentares concordaram com a extinção da Agecopa e conferiram total autonomia para o governador montar o projeto, o qual deve ser aprovado em regime de urgência pela Assembleia Legislativa para que a Secretaria seja implantada até o dia 1º de outubro.


Para o deputado, Silval Barbosa deixou claro que deseja adequar esse projeto à realidade, priorizando as obras, a agilidade e enxugando a estrutura. A Secretaria será ligada ao gabinete do governador e Silval terá toda a autonomia de cobrar, executar e dar andamento aos projetos. Cabe ao governador agora escolher o secretário e os adjuntos.


No esboço apresentado aos deputados, disse Romoaldo, as diretorias e os cargos comissionados serão reduzidos pela metade. “Vai enxugar o máximo possível. Priorizar aqueles do governo que já são concursados, priorizar pessoas que já estão ajudando outras Secretarias e reduzir todos os cargos de confiança pelo menos na metade e também as diretorias. Hoje são seis. Serão reduzidas pelo menos para três”.


Assim, seriam três Secretarias adjuntas, uma técnica, uma administrativa e outra financeira para dar suporte ao secretário. Romoaldo afirmou ainda que essa nova Secretaria extraordinária vai contar com toda a infraestrutura do Governo, agregando outras Secretarias de Estado para ajudar no trabalho.


“Nós temos que dar condições – nós sociedade mato-grossense, oposição, imprensa, todo mundo – para fazer essa festa, que é de Mato Grosso, que recebe pela primeira vez na história uma Copa do Mundo”, concluiu o parlamentar.


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva também participou da reunião com o governador e disse que a proposta de transformar a Agecopa em uma Secretaria é uma decisão acertada. “Não tenho dúvida que pode funcionar melhor, que o governador pode passar a exercer um controle maior. O governador fez uma discussão, todos os deputados tiveram a oportunidade de questionar e ao final todos confiaram na proposta do governador”.


Também estavam presentes os deputados estaduais Wagner Ramos, Zeca Viana, Mauro Savi, J. Barreto, Dilmar Dal’Bosco, Carlos Avalone, Araí Fonseca, Ademir Bruneto, Wallace Guimarães, Sebastião Rezende, Ezequiel Fonseca, Luciane Bezerra, Guilherme Maluf, Emanuel Pinheiro, Gilmar Fabres, Baiano Filho, Nilson Santos e Nininho.

Fonte:Jornal Extra