Detran-MT inicia "Semana Nacional de Trânsito"

18/09/2011 11:09

Objetivo é promover palestras de prevenção de acidentes

  • Reprodução

    Objetivo do Detran em Mato Grosso é promover palestras de prevenção de acidentes

    Fonte:Midia News

    O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), realiza de 19 a 26 de setembro a Semana Nacional de Trânsito no Estado. Todos os 64 pólos do Detran-MT estarão realizando a mesma atividade. A abertura, que está prevista para esta segunda-feira (19.09), às 9h, no Sest/Senat, Av. Fernando Correa, no Coxipó, em Cuiabá, será feita pelo presidente do Detran-MT, Teodoro Moreira Lopes.

    O objetivo do evento é promover palestras de prevenção de acidentes de trânsito em escolas com alunos de todas as idades e empresas que trabalham, principalmente, com entrega de produtos como, por exemplo, refrigerantes e cervejas, lojas de autopeças, empresas de transporte coletivo, entre outras.

    O tema deste ano, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020 - Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas". As palestras vão ser realizadas durante toda essa semana nos períodos matutinos e vespertinos nas escolas e empresas.

    A decisão de adotar uma campanha decenal mundial teve origem em vários encontros internacionais e consagrou-se no I Congresso Mundial Ministerial de Segurança Viária, realizado em novembro de 2009 em Moscou, onde teve a participação do Brasil.

    Em resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) juntamente com outros organismos internacionais terão a missão de envidar esforços com o audacioso objetivo de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial.

    Atualmente, registram-se mais de 1,300 milhão de mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas de forma permanente, atingindo majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade, segundo dados apontados pelo Denatran.

    Nesse sentido, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu para a Semana Nacional de Trânsito os principais pilares a serem trabalhados. São eles: gestão nacional da segurança no trânsito; infraestrutura viária adequada; segurança dos veículos; comportamento e segurança dos usuários; atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e à reabilitação.

    De acordo com a psicóloga Isabel Figueiredo, uma das coordenadoras do evento, a Semana Nacional de Trânsito é uma espécie de ponta-pé inicial de uma série de atividades que serão implantadas para atingir o objetivo de redução de acidentes. "Nosso objetivo é realizar um seminário órgãos estaduais ligados a saúde, educação, fiscalização e engenharia de trânsito para juntos planejarmos a década estadual de ações para segurança do trânsito em Mato Grosso", disse Isabel.

    Situação em Mato Grosso

    Mato Grosso ocupa a segunda colocação no ranking de mortes no trânsito por cada grupo de cem mil habitantes, segundo levantamento do Ministério da Justiça. O Estado só perde para Tocantins, que está em primeiro lugar. Para diminuir essa tragédia social, o Governo do Estado lançou em março deste ano a campanha "Trânsito Consciente, pra vida seguir em frente" com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.

    O projeto já passou por várias cidades do Estado, como Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Sorriso, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Campo Verde, Alta Floresta e Barra do Garças.

    A próxima parada da campanha será Rondonópolis. De 19 a 24 de setembro, técnicos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizarão palestras educativas e orientativas nas escolas públicas e particulares.

    Além das palestras, o Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário vai realizar blitzes educativas e fiscalizadoras para a checagem de documentação dos veículos e habilitação dos condutores. A campanha também vai fazer parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito.