Dia D contra H1N1 deve vacinar 120 mil em Cuiabá

02/05/2016 07:12

 

Fonte:Folha do Estado
Dia D contra H1N1 deve vacinar 120 mil em Cuiabá

Meta da campanha, que tem abrangência nacional, é imunizar contra a gripe quase 700 mil pessoas em Mato Grosso, sendo 120 mil delas em Cuiabá; no total, serão 815 pontos de vacinação espalhados nos 141 municípios, segundo dados da SES

Começou neste sábado (30), a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe A (H1N1), em Mato Grosso. A ação que segue até o dia 20 de maio teve este sábado como o dia D e deverá imunizar aproximadamente 700 mil pessoas no Estado e 120 mil pessoas em Cuiabá.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), serão 815 postos de vacinação distribuídos nos 141 municípios. Na capital, a população poderá se vacinar nas 82 unidades básicas de saúde. A mobilização tem inicio às 08 horas e vai até as 17h, ininterruptamente.

Durante a semana, até o fim da campanha, as unidades estarão vacinando os grupos prioritários em horário comercial. Segundo o Ministério da Saúde, o público alvo da campanha são crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, trabalhadores da saúde, das unidades que fazem atendimento direto aos pacientes, trabalhadores do sistema prisional, população indígena, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

Até o momento, quatro mortes foram confirmadas em Mato Grosso, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa e Rondonópolis. Ao todo, 16 mortes foram notificadas, duas descartas e dez continuam em investigação. Os registros da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), primeira desconfiança para o vírus influenza, chegam a 200.  Destes, oito foram descartados e 188 continuam em avaliação.

Conforme a SES, Mato Grosso já recebeu 416.930 doses da vacina contra a gripe H1N1 até o momento. Desse total, 50% já foram encaminhados aos municípios e as demais estão em trânsito.

Para a manhã deste sábado, 30, está previsto para chegar mais 105 mil doses no Estado. Até o dia 13 de maio, 100% das vacinas destinadas ao Estado, deverão chegar. A distribuição às unidades é gradativa, conforme o Ministério da Saúde.

“Já recebemos 60% das doses de vacinas referente à meta de vacinação estadual e estamos repassando para os municípios, via Escritório Regional de Saúde (ERS), gradativamente conforme o envio dos lotes por parte do Ministério da Saúde”, explica a coordenadora de vigilância epidemiológica, Flávia Guimarães.