Dilma prorroga Zona Franca de Manaus por 50 anos

25/10/2011 10:15

Sob sol forte no dia do aniversário de 342 anos de Manaus, ao lado do ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff anunciou segunda-feira (24/10) que encaminhará ao Congresso Nacional uma medida constitucional para prorrogar os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos.

 

"Trouxe dois presentes para Manaus", disse a presidente, durante a inauguração da Ponte Rio Negro. "O primeiro é a prorrogação da Zona Franca e o segundo faz com que a região considerada como Zona Franca seja estendida para a região metropolitana de Manaus", anunciou.

A prorrogação dos incentivos fiscais era esperada pelo governo do estado, que promete agora uma série de incentivos para desenvolver os oito municípios que compõem a região metropolitana manauara à margem direita do Rio Negro.

"A luta agora é desenvolver essa região", afirmou o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD).

O governo estadual anunciou como primeiro passo a construção de uma cidade universitária em Iranduba, primeira cidade ligada pela ponte estaiada construída pela Camargo Corrêa para ligar a região metropolitana.

O porto de Manacapuru, cidade a 68 quilômetros da capital amazonense, também deverá ser revitalizado para se tornar um entreposto para a carga da indústria da Zona Franca, que hoje segue de barco até Belém para ser enviada via estrada para o resto do país.

Aziz reportou também que entrou com pedido de aporte ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para acessar R$ 162 milhões em financiamento para duplicar 81 quilômetros da Rodovia Manuel Urbano (AM-070), facilitando o acesso por terra à BR-350, que liga o Amazonas à Rondônia.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!