Dom Eugenio entra para a história

11/07/2012 09:14

Milhares de fieis rezaram ontem no velório do corpo do arcebispo emérito do Rio, morto na segunda

Fonte:AGÊNCIA O GLOBO

“Dou graças ao Senhor por ter dado à igreja tão generoso pastor que, nos seus quase 70 anos de sacerdócio e 58 de episcopado, procurou apontar a todos a senda da verdade na caridade e do serviço à comunidade, em permanente atenção pelos mais desfavorecidos”. Assim, o papa Bento 16 lamentou ontem a morte do cardeal dom Eugenio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro.

Um dos integrantes mais importantes e respeitados da Igreja Católica no Brasil e no mundo, dom Eugenio morreu na noite de segunda-feira, vítima de enfarte.

O corpo do cardeal está sendo velado na Catedral Metropolitana do Rio. O enterro acontece hoje, às 15h. Dom Eugenio é o segundo cardeal a ser enterrado no chão da cripta da catedral. O primeiro foi dom Jaime Câmara, que morreu em 1971.
 
Desde cedo, muitos fiéis já faziam orações em frente ao velório e contavam a trajetória de dom Eugenio na igreja. Nascido em Acari (RN), em 11 de novembro de 1920, ele foi ordenado bispo aos 33 anos, em Natal (RN), com apenas 11 de sacerdócio. Em 1968, tornou-se arcebispo de Salvador e, em 1971, arcebispo do Rio.

Ficou à frente da arquidiocese carioca até 2001, onde se tornou referência na defesa de perseguidos políticos. Em 2008, soube-se que ele abrigou mais de 4 mil pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul entre 1976 e 1982.

Dom Eugenio  foi um dos religiosos brasileiros que mais cargos ocupou no Vaticano. Em nota, a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) ressaltou o trabalho do religioso.  “Ele defendeu os direitos humanos. A cada época, ele viveu o seu tempo, buscou soluções para a ditadura e para as questões sociais. Foi um dos brasileiros com mais influência no governo central da igreja.”

A presidente Dilma Rousseff também lamentou a morte do cardeal e ressaltou que o arcebispo “deixa seu nome inscrito na história da Igreja Católica pelo relevante papel que desempenhou em toda sua vida”.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!