Duas faculdades em Mato Grosso são reprovadas no exame da OAB

06/07/2011 07:22

Fonte:24 Horas News

Duas faculdades de Mato Grosso foram reprovadas no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). São elas: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto (Faiesp), em Rondonópolis e Faculdade para o Desenvolvimento do Estado e do Pantanal Mato-Grossense (FAP), em Cuiabá. A OAB divulgou nesta terça-feira uma lista com as 90 faculdades que não aprovaram nenhum aluno na última edição do Exame da Ordem. A lista deve ser encaminhada ao Ministério da Educação. No total, 610 instituições de ensino participaram do exame.

O resultado da avaliação foi o pior da história da entidade. O exame, realizado em dezembro de 2010, reprovou 88% dos 106.891 bacharéis em direito inscrito em todo país. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados, de acordo com a OAB. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%.

O objetivo da OAB, é que a pasta coloque as faculdades que compõem a lista em regime de supervisão. Dessa forma, as instituições teriam o rendimento acompanhado pelo ministério sob risco de ser penalizada com redução de vagas ou até fechamento do curso.

No mês passado, o MEC suspendeu 242 vagas em cursos de direito em Mato Grosso que tiveram resultados insatisfatórios em avaliações da pasta. A medida do MEC atingiu graduações que obtiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) 1 ou 2 em 2009. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 razoável e o 4 e o 5 bons. Em todo o Brasil foram atingidos 136 cursos de direito com redução de 10.912 vagas de ingresso.

A primeira prova do próximo Exame de Ordem da OAB está marcada para 17 de julho. A segunda fase está prevista para 21 de agosto.