EAD é modalidade importante na formação de professores

18/07/2012 08:07

 

A qualidade do ensino ofertado nessa modalidade por instituições comprometidas é um fator de crescimento

Autora: Janine de Oliveira Fonte:Clique F5
 

Atualmente 30% dos futuros professores estudam pela modalidade à distância
A educação a distância vem se revelando cada vez mais, como forte aliada na qualificação de docentes. Atualmente, cerca de 30% de futuros professores no país, cursam graduação a distância, segundo dados do Censo do Ensino Superior 2010. No Centro Universitário de Maringá, por exemplo, dos 20 mil alunos da educação a distância, 23% são do curso de pedagogia.
Fazendo uma análise sobre essa questão, a coordenadora de ensino da EAD Cesumar, Gislene Mioto, diz que essa procura pela qualificação de docentes, deve-se a exigência do mercado de trabalho em contratar professores qualificados. A qualidade do ensino ofertado nessa modalidade por instituições comprometidas é outro fator de crescimento. “As excelentes notas obtidas nas avaliações do Enade pelos alunos do Cesumar expressam a qualidade do processo de formação profissional e cidadã que ofertamos” conclui Gislene.
A coordenadora ainda afirma, que a falta do contato presencial não é motivo de preocupação, “hoje as instituições de ensino em EAD que são sérias, oferecem a mesma qualidade de ensino dos cursos presenciais. O acadêmico não precisa estar presente fisicamente na instituição para estudar, o procedimento é oferecer aos alunos materiais de estudo de qualidade e principalmente interatividade entre professor e aluno”.
A democratização do ensino é uma das principais vantagens da EAD, muitos alunos que optam por essa modalidade, moram em cidades do interior, longe de grandes centros que oferecem formação superior.
A aluna do primeiro ano de pedagogia da Educação a Distância do Cesumar, Andrea Carla Guesso, trabalha em um programa educacional, organizado pela Prefeitura Municipal da cidade onde reside em São Jorge do Ivaí (PR), e afirma que a teoria aprendida no curso é muito importante para sua prática em sala de aula. Carla ainda diz que escolheu a educação a distância para se qualificar, pela flexibilidade nos estudos, “é mais fácil pra mim, pois sou casada e tenho um filho pequeno, e com a metodologia da educação a distância consigo conciliar casa, trabalho e estudos. Comparecer ao polo presencial uma vez por semana e dar continuidade nos estudos em casa é o suficiente para o meu aprendizado”. 
Os polos de apoio presencial oferecem subsídios necessários para o aprendizado do aluno, como livros, periódicos, salas de estudo, laboratórios de informática, e pessoas capacitadas para ajudá-los no processo de formação.
No curso EAD o aluno cumpre uma série de atividades intercaladas presencialmente e on-line. As provas e atividades interdisciplinares são obrigatoriamente presenciais, já as aulas semanais, debates e fóruns, podem ser assistidos via internet. Além disso, o curso de pedagogia exige o cumprimento de estágio obrigatório, que segundo a coordenadora do curso de pedagogia da EAD Cesumar, Márcia Previato, é uma das etapas mais importantes da formação, pois é por meio do estágio que o aluno consegue estabelecer relação entre teoria e prática.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!