Fifa aprova obras da Copa e elogia governo por avanços

30/08/2012 09:01

 

Jérôme Valcke afirmou que não está preocupado com andamento das obras na Capital

 

Thiago Bergamasco/MidiaNews

 

Valcke, Silval, Ronaldo e Guimarães (Secopa), em visita ao canteiro de obras da Arena Pantanal

Escrito:Por LISLAINE DOS ANJOS
Fonte:Mídia News

O secretário-geral da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Jérôme Valcke, afirmou, na manhã desta quarta-feira (29), que está impressionado com o desenvolvimento das obras visando à Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá. 

Ele visitou a Arena Pantanal - estádio que vai sediar quatro jogos na Capital - acompanhado do membro do COL (Comitê Organizador Local), o ex-jogador Ronaldo Nazário, e de representantes dos governos municipal, estadual e federal.



"Quanto ao preparo para a Copa, não estou preocupado com Cuiabá, porque tudo está muito bem encaminhado"

Após vistoriar a construção do novo estádio, Valcke afirmou estar satisfeito com o estágio atual da obra e elogiou o desempenho e a visão dos governantes para a realização do evento, por, segundo ele, estarem focando não apenas no Mundial, mas também no legado pós-Copa para a cidade.

“A Copa não é somente a realização dos quatro jogos, 90 minutos de bola rolando, mas tudo o que vai acontecer até o Mundial. Trata-se de organizar o evento e mudar a cara da cidade”, afirmou.

O secretário-executivo do Ministério dos Esportes, Luís Fernandes, afirmou que, para o Governo Federal, o andamento das obras é satisfatório e Cuiabá será uma cidade totalmente diferente após a realização da Copa.

“A Copa de 2014 é, sobretudo, uma oportunidade para promover o desenvolvimento do país e o desenvolvimento regional e municipal. Nós teremos uma outra Cuiabá pós-Copa do Mundo, porque souberam investir em infraestrutura e desenvolvimento material e imaterial, valorizando a cultura regional e local, através da Copa”, disse.

Valcke aproveitou a visita para minimizar as críticas feitas pela entidade quanto ao progresso lento do país, e disse que estar tranquilo quanto ao cronograma a ser cumprido pelas cidades-sede do Mundial, em especial, a Capital de Mato Grosso.

“Quanto ao preparo para a Copa, não estou preocupado com Cuiabá, porque tudo está muito bem encaminhado”, afirmou.

Voluntariado



Thiago Bergamasco/MidiaNews

Silval Barbosa (PMDB) e Francisco Galindo (PTB), durante visita à Arena Pantanal

O ex-jogador Ronaldo aproveitou a visita para convidar os mato-grossenses a se inscreverem como voluntários para trabalharem na organização do Mundial de Futebol. 

Ele lamentou que o Estado ocupe a última posição no ranking de inscrições e destacou a importância do evento para o país.

“Mato Grosso está em último lugar em inscrições para o trabalho voluntariado e faço esse convite, para que participem dessa parte do evento, que é muito importante para a realização do Mundial”, destacou.

Turismo

O potencial turístico do Estado também foi ressaltado pelo secretário-geral da Fifa, que afirmou que sediar o Mundial servirá como um “motor” para fomentar o setor na região. 

Segundo Valcke, direitos de transmissão já foram vendidos e nada poderá tirar o país do centro das atenções em 2014.

“Esse é um evento que vai colocar o Brasil nos holofotes do mundo. Nós já vendemos os direitos de transmissão para mais de 200 países, e a Copa no Brasil estará nos televisores de todo o mundo, até a mais remota ilha”, afirmou.

Aeroporto



"Esse é um evento que vai colocar o Brasil nos holofotes do mundo"

Valcke alertou ainda para a importância da ampliação do Aeroporto Marechal Rondon estar pronta para a Copa do Mundo, uma vez que, mesmo com todas as obras de mobilidade e previstas na Matriz de Responsabilidade prontas, Cuiabá não teria capacidade para abrigar a todos os visitantes durante o Mundial.

"Para nós, Cuiabá é uma cidade que terá grande movimentação no aeroporto, porque não terá capacidade para abrigar a todos os torcedores e fãs do futebol. Alguns terão que vir, assistir ao jogo e ir embora no mesmo dia", afirmou.

Arena Pantanal

Orçada atualmente em R$ 342 milhões, a Arena Pantanal tem entrega prevista para maio de 2013. 

As obras seguem em ritmo normal, com bom avanço na edificação e 47% dos serviços concluídos.

O novo estádio terá capacidade para 44.336 torcedores e se tornou referência quando o assunto é funcionalidade e sustentabilidade. 

Os setores oeste, leste, norte e sul já estão sendo erguidos e, em julho, foi concluída a montagem das estruturas metálicas no setor norte e sul do estádio. 

Os serviços de terraplanagem e drenagem também já foram concluídos.

Em julho teve início a construção dos pórticos de cobertura da Arena e, em agosto, o acabamento no interior também começou, com a construção das paredes dos banheiros e outras instalações.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!