Formatura do PROERD em Santo Antonio do Leste-MT

20/09/2011 14:39

 

 

Aconteceu nesta segunda-feira dia 19 de setembro no ginásio Municipal em Santo Antonio do Leste-MT, formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD.

 Este programa foi desenvolvido em parceria pela Polícia Militar do Estado de Mato grosso, Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Cultura e Lazer do Município de Santo Antonio do Leste, aplicado aos alunos das escolas públicas do município, sendo Escola Municipal Domingos Azzoline, Escola de educação infantil Gotinhas de Mel e Escola Estadual Santo Antonio. 

O curso foi ministrado pelo Cb PM Célio Silveira de Moura e Sd PM Milton Carlos de Sena Magalhães. 

Fizeram presente na cerimônia o prefeito Reinaldo Coelho Cardoso, Tenente Cel Marcos Roberto Gonçalves do 14º BPM,a Sargenta PM  Alice, cabo PM Célio Silveira de Moura, soldado PM Milton Carlos de Sena Magalhães, demais policiais militares de Santo Antonio, secretários Municipais, diretores de escolas, vereadores do Município, representantes do CONSEG, presidente da APAE - Santo Antonio do Leste, autoridades religiosas e a comunidade em geral.

 

O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, foi criado no ano de 1983 na cidade de Los Angeles (Estados Unidos) e vem sendo aplicados em mais de 55 países. No Brasil iniciou-se no Rio de Janeiro em 1992, em Mato Grosso o programa começou no ano de 2000, durante este período já formou mais de 100.000 crianças. Aqui em Santo Antonio do Leste neste semestre foram mais de 132 crianças formadas. 

Devido a  grande aceitação por parte das escolas e comunidade, o Proerd já atende todos os estados brasileiros, seja em escolas públicas ou privadas. 

Centrado em  seu objetivo principal que é a prevenção contra às drogas e violência, o PROERD tem sido avaliado por órgão institucionais como um programa de grande eficácia.

Composto de 10(dez) lições com o apoio de uma cartilha que abordam noções de cidadania, técnica para se resistir as pressões dos amigos e da mídia para o uso de drogas e prática de violência, maneira de se lidar com o estresse, bem como a promoção da auto-estima.

Uma parte importante também que é o envolvimento dos pais, tanto que  é desenvolvido o PROERD PAIS, que visa contar com a colaboração deste na formação do seu filho.

Conforme informou o Tenente Cel  Marcos Roberto, “nestes anos todos a polícia nunca prendeu uma pessoa que tenha feito o PROERD”, disse, mostrando assim a eficácia do programa.

Nesta formatura foi feito premiação de kit escolar para alunos(as) que se destacaram ao longo da formação do PROERD.

Iniciativa neste sentido é salutar, uma vez que a prevenção muda a vida das pessoas e certamente esta semente lançada dará frutos bons para a comunidade.

Acesse as fotos do evento no link abaixo

santoantoniodoleste.webnode.com.br/secretaria%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o/galeria-de-fotos/

Da redação.