Governo libera R$ 62,5 mi para levar banda larga para o Norte

15/12/2011 08:20

O governo federal quer antecipar a chegada do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) para o Norte do país. O Ministério das Comunicações anunciou nesta quarta-feira o repasse de R$ 62,5 milhões para que a Telebras construa infraestrutura de fibra óptica na região e compre equipamentos.

De acordo com o ministro Paulo Bernardo, o projeto vai contar com 2,8 mil quilômetros de cabos de fibra óptica da Telebras, com o apoio da rede de energia elétrica da Eletronorte já existente. A região será totalmente conectada pelo plano até 2014, prevê o governo.

A primeira etapa será concluída em 2012, e deve atender 51 cidades, sendo: 19 no Pará, 13 no Mato Grosso, 12 em Rondônia, 2 em Roraima, 3 no Amazonas e 2 no Acre. O cronograma prevê 214 cidades até 2014.

Inicialmente, o plano iria começar a ser implantado no Norte em 2014. Agora, a Telebras estima que 14,6 milhões de pessoas terão acesso ao plano na região Norte até 2014.

Segundo Bernardo, a pressão das bancadas do Norte no Congresso foi grande, o que levou o governo a pensar em mais dinheiro para a região. "Eles criticavam que o plano demorou mais para chegar onde mais precisava. As críticas, nesse caso, eram justas", disse.
 


Fonte: Folha Online


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!