Greve da UFMT segue adiante sem prazo de terminar

25/08/2012 08:59

 

Escrito:Por Welington Sabino, repórter do GD

Professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em greve desde 17 de maio aprovaram em assembleia geral na tarde desta sexta-feira (24) a contraproposta protocolada pelo Comando Nacional de Greve e a paralisação segue por tempo indeterminado. Nesta sexta-feira o movimento paredista completou 100 dias e os docentes aproveitaram para entregar à Presidência da República uma contraproposta que prioriza a reestruturação da carreira.

O documento foi entregue ao chefe de gabinete da Secretaria Geral da República, Manoel Messias de Souza Ribeiro, que se comprometeu em buscar canal de interlocução junto ao Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, no intuito de obter uma resposta ao movimento grevista em relação à contraproposta.

Em âmbito nacional, além de melhores salários, os professores lutam pela reestruturação da carreira docente, além da melhoria nas condições de trabalho e ensino. Entre os problemas de infraestrutura enfrentados pelos professores estão a falta de estrutura física, como laboratórios, bibliotecas, salas de aulas e até mesmo material básico de higiene, além de obras abandonadas, algumas há mais de dois anos. Além disso, houve um aumento considerável no número de alunos sem a contrapartida da realização de concurso público para a contratação de docentes e técnicos.

Enquanto isso, o Comando Local de Greve organiza novas reuniões para a próxima semana. Na segunda-feira (27), ocorrerá às 16h reunião dos professores da instituição com os parlamentares da bancada federal de Mato Grosso composta por 8 deputados federais e 3 senadores que estão convocados para participar das discussões, conforme o secretário executivo da bancada, Jeverson Missias. Para a terça-feira (28) está previsto um ato unificado às 8h na praça do monumento Ulysses Guimarães, em frente ao Pantanal Shopping.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!