Ibama desencadeia força tarefa para coibir desmates no Nortão

28/01/2012 08:49

 

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) realiza, nos 32 municípios jurisdicionados à gerência de Sinop, uma força tarefa contra os desmatamentos ilegais no Nortão. O chefe de fiscalização Werikson Trigueiro explicou, ao Só Notícias, que com auxílio de uma aeronave do instituto, os fiscais estão sobrevoando áreas embargadas no ano passado e também analisam focos detectados pelo Deter (sistema de detecção do desmatamento em tempo real). 

Werikson afirmou que a força tarefa teve inicio no dia 16 deste mês e segue por tempo indeterminado, com objetivo de "mostrar a presença do Ibama" e coibir as atividades ilegais. Em balaço parcial, apontou que uma das últimas apreensões ocorreu na segunda-feira (23), na qual dois tratores foram recolhidos em uma área embargada, em Nova Ubiratã (160 km de Sinop).

Números da própria gerência apontam que, no ano passado, foram embargados na jurisdição 4.428 hectares de 223 propriedades, em operações de fiscalizações. Os números são das ações relativas ao desmatamento, exploração de produtos florestais, beneficiamento e transporte ilegais de madeiras. Mais de R$ 168,3 milhões em autuações foram aplicados.

Somente os números dos termos de apreensões lavrados (244) apontam que 96 caminhões foram retidos, além de 29 reboques e 50 tratores. Também foram recolhidos 1.310 metros cúbicos de madeira serrada, 6.164 metros cúbicos de madeira em toras e 30 motosserras, entre outros equipamentos relacionados a área ambiental e até armas de fogo.


Por: Weverton Correa
Fonte: Só Notícias


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!