Índios protestam por melhores condições da Casai

16/08/2011 23:16

Representantes das etnias indígenas Bororó, Bakairi, Umutina, Guató e Xavante reivindicaram mais uma vez por melhores condições de infraestrutura e atendimento na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), nesta terça-feira (16), em Cuiabá. Os índios se reuniram na sede da entidade para cobrar das autoridades mais respeito e dignidade com a saúde do povo indígena, que está sofrendo com as péssimas condições destinadas à eles.

Conforme um dos representantes dos índios, Márcio Bororó, falta absolutamente tudo na Casai, à começar pelo prédio onde está localizado a instituição. “O prédio está em ruínas e não há condições de alojamente nem para os acompanhantes dos doentes”. O índio diz ainda que faltam remédios, equipamentos e atendimento de qualidade, e cita que não há aterro sanitário. “O lixo hospitalar e o comum são jogados nas proximidades da Casai”, reclama o índio.

É de responsabilidade do Distrito Especial de Saúde Indígena de Cuiabá (Dsei), garantir e executar todas as ações necessárias à proteção e recuperação da saúde do índio. No início do mês, os índios se reuniram com o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), que é a entidade que deve fiscalizar as ações do Dsei, mas segundo os índios, nada estão fazendo para mudar a situação.

A Casai está localizada na Rodovia Palmiro Paes de Barros, que liga Cuiabá ao município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul).

Fonte:Gazeta Digital


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!