Mato Grosso comemora 263 anos na próxima segunda-feira (9)

09/05/2011 07:51

O Estado de Mato Grosso completa 263 anos nesta segunda-feira(09/05). Para celebrar a data, uma extensa programação vem sendo realizada desde o início do mês de maio, em Cuiabá e alguns municípios arredores.

O autor da Lei nº 8.007, de 26 de novembro de 2003, que cria a data – deputado licenciado João Malheiros (PR), é atualmente secretário de Estado de Cultura (SEC) e defende a expansão das comemorações pela fundação do estado. Em um dos atos de comemoração realizado no dia 1º de maio, no Rio Cuiabá, Malheiros realizou a primeira procissão fluvial do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. Pelo menos mil pessoas participaram do evento.

“Temos que resgatar a história e reforçar a cidadania dos mato-grossenses. A lei é também uma forma de despertar o espírito cívico e solidificar os costumes e tradições que marcam a individualidade de um povo”, declara Malheiros.

A data de aniversário não determina feriado, porém faz parte do calendário oficial do estado, que geralmente realiza eventos comemorativos entre 1º a nove de maio. As ações, em geral acontecem nas sedes dos poderes estaduais e municipais, corporações militares e nos estabelecimentos de ensino público e privado. O autor da lei lembra que quando os órgãos não têm a oportunidade de organizar grandes programações, ao menos hasteiam a bandeira de Mato Grosso e cantam o hino estadual.

“Precisamos ter um momento comemorativo e a data do aniversário é a mais oportuna para fortalecer essa idéia e promover o orgulho de ser mato-grossense”, avalia o parlamentar, ao argumentar que apesar de ter sido criado em 1748, Mato Grosso só passou a ter uma data comemorativa há sete anos.

“A data de aniversário é um dia muito especial na vida de uma pessoa. Foi com muito carinho que criei esta lei para Mato Grosso, estado por qual sou eternamente apaixonado. Amo esta terra”, declarou Malheiros.

Fonte:24HorasNews