Mato Grosso é o maior produtor de touros do país

16/07/2011 10:26


Continua na arena do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiros, em Cuiabá (MT), o Rodeio Internacional Brahma Super Bull (PBR), que está sendo realizado pela primeira vez na Capital e faz parte da programação da 47ª Expoagro.

São 20 peões vindos de diversas partes do Brasil, sendo que cinco são mato-grossenses. Eles vão montar em 80 touros que na sua maioria nasceram em Mato Grosso. "O Estado é o principal produtor de touros de montaria do Brasil e só agora São Paulo começa a trabalhar a genética desses animais", disse o diretor da empresa responsável pelo PBR, Emerson Leonardo, mais conhecido com Turu. Mato Grosso é também o maior produtor de bovinos do Brasil com mais de 28 milhões de cabeças.

Segundo informações do produtor de touros de montaria, Deusdete Novaes, da companhia Bela Vista, "o rebanho de touros de rodeio chega a 500 animais e 100 tropeiros, que são os donos da boiada". Novaes, que tem sua criação em Cuiabá, conta que está nesse negócio há 12 anos e tem touros famosos como "Samurai e Flexão que foram as estrelas da novela Paraíso".

O Brasil também é um grande produtor de campeões na montaria. Os únicos esportes mais populares que a montaria em touros no Brasil são o futebol e o vôlei, assim foi natural a inclusão do Brasil na expansão internacional da Professional Bull Riders (PBR). O país tem seis campeões mundiais da PBR, incluindo os três dos últimos cinco campeões, Renato Nunes (2010), Guilherme Marchi (2008) e Adriano Moraes (2006, 2001, 1994). Os três primeiros colocados e seis dos 10 melhores da final mundial da Built Ford Tough 2010 eram brasileiros.

A etapa que esta sendo realizada durante a 47ª Expoagro de Mato Grosso é valida para a etapa nacional e internacional. O grande campeão brasileiro vai receber um prêmio inédito de R$ 1 milhão. Os 40 peões que mais ganharem dinheiro durante o Rodeio PBR que acontece em cinco países (Brasil, Estados Unidos, Austrália, México e Canadá) vão disputar a grande final e concorrer a um prêmio de US$ 1 milhão.

A grande final do rodeio na Expoagro esta marcada para o dia 17 de julho, às 20h30 horas. A Expoagro é uma promoção do Sindicato Rural de Cuiabá e da Fabinho Promoções e Eventos. A expectativa dos organizadores é de que circulem durante os 11 dias de feira, mais de 300 mil pessoas no Parque de exposições Jonas Pinheiros.

Fonte:24HorasNews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!