Meta é vacinar 232 mil crianças em MT

27/06/2012 09:05

 

Fonte: GD
 

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite teve início no dia 16 de junho vacinou em Mato Grosso 174.741 mil crianças menores de 5 anos até esta terça-feira (26). o que corresponde a 71,42%. A meta no Estado é imunizar contra a paralisia infantil 95% do total de 244.666 mil crianças desta faixa etária, o que corresponde a 232,432 mil crianças. 

O alerta é que não existe tratamento para a pólio e somente a prevenção por meio da vacina garante a imunidade à doença. Os pais têm um papel decisivo neste processo de preservar a saúde da criança e levá-la para a unidade de saúde mais próxima para vacinar. A vacina contra a doença é segura e se destina a todas as crianças menores de 5 anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, para serem avaliadas se devem ou não tomar a vacina. Crianças com febre acima de 38º Celsius, ou com alguma infecção, também devem ser avaliadas por um médico.

O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. Apesar de não haver registro de casos de pólio há 23 anos no país, é importante manter campanhas de vacinação anuais porque o poliovírus, causador da enfermidade ainda circula em outros países e pode ser reintroduzido no Brasil a qualquer momento.

Período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição. (W.S)

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!