MPF de MT abre investigação contra "apóstolo" Santiago

21/03/2012 07:45

 

Denúncias de desvio de dinheiro da Igreja Mundial foram mostradas pela Rede Record

 

NavegadorMT

MPF apura envolvimento de Santiago em supostos crimes de fraude contra o sistema financeiro nacional

Autor:ALEXANDRE APRÁ
fonte:DO MIDIAJUR

O Ministério Público Federal em Mato Grosso instaurou, nesta segunda-feira (19), um procedimento para investigar a denúncia de enriquecimento ilícito e fraude contra o sistema financeiro nacional cometido pela Igreja Mundial do Poder de Deus e pelo "apóstolo" Valdemiro Santiago, chefe da entidade religiosa. 

As denúncias foram trazidas à tona pela reportagem exibida pela TV Record, no programaDomingo Espetacular, no dia 18. 

O vídeo da reportagem foi protocolado no MPF, que fez a autuação de uma peça de informação que será distribuída a um procurador da República que irá conduzir as investigações. 

Denúncia

O programa Domingo Espetacular revelou que Valdemiro Santiago mantém fazendas em terras mato-grossenses, compradas com dinheiro da igreja. 

Segundo a reportagem, são "fazendas riquíssimas encravadas no coração do Pantanal". Elas teriam sido compradas com dinheiro dos fiéis da Igreja Mundial do Poder de Deus. 

Segundo a Justiça, a Igreja Mundial tem dezenas de templos ameaçados de fechar por ordens de despejo. Ao mesmo tempo, o apóstolo Santiago fica cada vez mais rico. 

Segundo a reportagem, foi no município de Santo Antônio de Leverger (27 km ao Sul de Cuiabá) que Valdemiro virou dono de várias fazendas, uma ao lado da outra. Juntas, elas formam uma imensa propriedade, de dar inveja aos homens mais ricos do país. São mais de 26 mil hectares, o equivalente a 13,4 mil estádios do Maracanã. 

Somando tudo, gado, terras e benfeitorias, o investimento total de Valdemiro chega a R$ 50 milhões em dinheiro vivo, mais do que a maioria dos prêmios da Mega-Sena acumulada. 

O valor é suficiente para comprar 20 Ferraris 0 km, o carro mais caro do Brasil, ou dez coberturas em Nova York (EUA), a cidade mais cara do mundo.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!