MT tem 2ª maior área desmatada na Amazônia para pastos

05/09/2011 09:44

O relatório inédito do uso da cobertura da terra nas áreas desflorestadas da Amazônia Legal mostra que Mato Grosso tem a segunda cobertura de maior abrangência associada às áreas de pastagem, com pouco mais de 137 mil km², perdendo apenas para o estado do Pará com 146,4 mil km² de pasto associado ao desmatamento. Este foi o maior problema identificado pelo estudo apresentado em Brasília pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para a ministra Izabela Teixeira (Meio Ambiente), o maior problema apontado no estudo não se refere ao desmatamento para agricultura, mas a cobertura que corresponde a 719 mil km², associada às áreas de pastagem.

“O desmatamento da Amazônia não estão associado a agricultura. O vetor determinante do desflorestamento da Amazônia desde que o governo monitora, é a pecuária”, afirmou ao Olhar Direto.

Segundo a ministra, o governo tem que viabilizar a economia com a regularização fundiária para pecuária e incrementar a produtividade por hectare, dando assim um retorno para o crescimento do País.

“Uma cabeça de gado por hectare é algo inaceitável e um desperdício no que você substituir a floresta para algo que não dá retorno para o crescimento do País”, criticou.

De acordo com a Izabela Teixeira, o governo tem que pensar nos desafios que podem seguir com as áreas desmatadas, dando incentivos para o aumento da produtividade ou transformando em áreas desflorestadas em plantio de alimentos. E a outra, é pensar nas áreas não desmatadas, programando políticas públicas para preservar a vegetação nativa.

Dentro dos 137 mil km² de pasto em Mato Grosso, mais de 50% são distribuídos em áreas de pastagem em processo produtivo com predomínio de cobertura de espécies gramíneas, chamados Pastos Limpos. O restante dos quilômetros quadrados é dividido em áreas com Pasto Sujo de predominação de vegetação com arbustos e de regeneração de pasto, caracterizada pela alta diversidade de espécies vegetais. Além do Pasto Solo Exposto que apresentam pelo menos 50% da área do solo exposto.

Fonte:Olhar Direto


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!