MT registrou 55 casos suspeitos de H1N1 neste ano

02/08/2012 08:40

 

 

Divulgação

Fonte:SES MT

Mato Grosso já registrou 55 casos suspeitos de Gripe A/H1N1 no primeiro semestre deste ano, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (31) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). Desses, 20 foram confirmados, 15 são investigados e 20 foram descartados.

Ainda segundo a SES, cinco pessoas morreram vítimas da doença. No entanto, somente três foram confirmadas nas cidades deCuiabá, Campo Verde e Paranatinga e duas ainda estão em investigação, em Água Boa e Pontes e Lacerda.

Os municípios que tiveram confirmação dos casos foram Cuiabá (06), Campo Novo dos Parecis (06), Campo Verde (01), Rondonópolis (03), Várzea Grande (01), Pedra Preta (01) e Paranatinga (02). Os casos que estão sob investigação ocorreram em Rondonópolis (05), Cuiabá (02), Campo Novo dos Parecis (01),Diamantino (01), Jaciara (01), Água Boa (01), Figueirópolis D’Oeste (01), Campo Verde (01), Ipiranga do Norte (01) e Pontes e Lacerda (01).

A Gripe A, como é conhecida, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem  elevada transmissibilidade. A transmissão ocorre por meio de secreção das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

Segundo a secretaria de Saúde, os sintomas são semelhantes ao de um resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores: tosse, rouquidão, congestão nasal, febre, mal-estar, mialgia, cefaleia.

O tratamento antiviral é importante no manejo clinico da gripe para melhoria do quadro e quebra na cadeia de transmissão, uma vez que após o uso de antiviral o indivíduo deixa de transmitir o vírus, conforme a SES.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!