Mudar método de trabalho pode ampliar horas de lazer

01/10/2012 07:24

Escrito:Por Roberto Shinyashiki, Fonte: Vya Estelar

 

De tudo o que podemos desperdiçar, o que custa mais caro é o nosso tempo. Não há como repor o tempo perdido, nem há como recuperar o que deixou de ser realizado por mau uso do nosso tempo. Por isso hoje quero falar um pouco com você sobre como aproveitar melhor o seu tempo.

Marcello Casal Jr/ABr
Toda pessoa que queira alcançar sucesso na sua vida, no lado pessoal e no profissional, tem de administrar as diversas atividades que tem no dia a dia

 Mas só dá para ser bem-sucedido em todos os aspectos se você administrar bem o seu tempo. Afinal, o dia só tem 24 horas e você tem que usá-las com sabedoria.

Veja algumas dicas para usar bem o seu tempo e aumentar as suas chances de obter sucesso:

1. Livre-se dos ladrões do tempo

O principal “ladrão de tempo” da atualidade é o computador conectado na internet: chats, redes sociais, skype, messengers, curiosidades… Tudo isso tira sua atenção, sabota seu foco e dificulta a realização de tarefas e outras atividades importantes. Por isso, habitue-se a desconectar-se da internet sempre que estiver envolvido em alguma atividade específica (que não dependa dela).

Reserve um tempo no seu dia para cuidar dos seus e-mails e relacionamentos, mas não permaneça 100% do tempo conectado, a não ser que a internet seja a sua ferramenta de trabalho.

2. Descarregue o seu cérebro

Uma das coisas que destrói a produtividade é ter excesso de tarefas e projetos ocupando seu cérebro ao mesmo tempo.

A solução é fazer um “download”, ou seja, esvaziar seu cérebro e transferir tudo para uma lista escrita, todas as noites. Dessa forma, essas preocupações “desocupam seu cérebro”, permitem que você descanse, sabendo que as coisas estão lá, seguras, e não serão esquecidas. Você vai dormir melhor e estar mais preparado para o dia seguinte.

3. Organize suas pendências

Ao acordar, organize a lista da noite anterior: estabeleça prioridades, distribua as tarefas e planeje o dia, sempre acompanhado da sua lista de pendências. Depois execute o que planejou, uma coisa de cada vez.

4. Crie rituais

Criar rituais faz com que você determine como será o seu dia. Os rituais devem ser praticados ao acordar e antes de dormir. Fazendo tudo na mesma ordem (por exemplo: alimentação, banho, alguma prática espiritual), você determina como será seu dia antes de começar a “batalha diária”. E não tem de se desgastar pensando no que vai fazer a seguir.

5. Trabalhe em blocos de tempo

Quem faz tudo ao mesmo tempo não faz nada em tempo nenhum. Quando tiver algo para fazer, estabeleça o tempo (30 minutos, 40 minutos, 1 hora), desligue tudo e se concentre fazendo só essa única tarefa. Depois dela concluída, consulte então a sua agenda e parta para o próximo compromisso. Uma coisa de cada vez, cada coisa na sua vez.

Agora, pare por uns instantes e avalie como você lida com o seu tempo e o quanto pode estar perdendo em produtividade, e em lazer também, por não ter um método bom para trabalhar e para atender seus compromissos.

Explore mais esses conceitos e treine bastante essas práticas. Além de conseguir uma vida mais tranquila e equilibrada, você estará construindo uma carreira de sucesso como você jamais pensou ser possível. Lembre-se: organize-se, elimine os ladrões de tempo, faça uma coisa de cada vez e cada coisa na sua vez!

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!