Mundo chega a 7 bilhões de pessoas e atinge a metade da sua capacidade

31/10/2011 12:36

Especialistas dizem que planeta só aguenta 14 bilhões de habitantes

Fonte:PORTAL R7

A população mundial chegou a marca de 7 bilhões de pessoas nesta segunda-feira (31), de acordo com estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas). Apesar de o ritmo de crescimento ter desacelerado nos últimos anos, a população ainda vai crescer muito nas próximas décadas - a expectativa é que o mundo chegue a 10 bilhões em 2083. Hoje, o mundo está na metade da sua capacidade de abrigar gente, de acordo com especialistas.

Para o professor coordenador de pós-graduação em Geografia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Gustavo Coelho de Souza, é tradição nos meios acadêmicos considerar a marca simbólica de 14 bilhões como o limite da capacidade do planeta.

- É um número um pouco cabalístico, mas é o que os demógrafos e analistas estabelecem como uma marca simbólica. A partir daí a gente entraria em um colapso.

Desde começo dos anos 90, a ONU afirma que essa marca de 14 bilhões seria o teto da estabilidade da população mundial. Esse limite, que em princípio pode parecer distante, pode ser alcançado em breve. Um artigo de David E. Bloom, professor de demografia e economia na universidade de Harvard, EUA, publicado na revista Science, calcula que o mundo deve ganhar de 2 bilhões a 4,5 bilhões de pessoas até 2050.

Bloom alerta que esse crescimento se daria em maior parte (97%) em países pobres, sendo que metade (48%) na África.

Em 2100, a marca poderia ser ultrapassada. Como previsões demográficas envolvem variáveis muito sensíveis e difíceis de prever, Bloom diz que a população do próximo século pode vai ficar entre 6,2 bilhões até 15,8 bilhões.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!