Municípios carentes poderão contar com mais profissionais de saúde

24/12/2011 08:54
 
Foto: Reprodução/Ilustração
Uma Portaria lançada pelo Ministério da Saúde este mês, quer incentivar médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas recém formados
a trabalharem em municípios carentes pelo país. O coordenador da bancada do Centro-Oeste deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT)distribuiu cópias do documento a todos as prefeitura do Estado. O objetivo é levar o programa a conhecimento das autoridades locais, queprecisam se cadastras para receber o benefício.
 
Para Fagundes é importante comunicar os municípios com antecedência para que tenham tempo de se inscrever no programa. “As prefeiturasmuitas vezes desconhecem ações como esta, por isso, me adiante e enviei a todos os 141 municípios do Estado documento contendo asregras e prazos para o cadastramento”, explica.
 
Os médicos que quiserem trabalhar no chamado “Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica” (PROVAB), vão receber incentivos do governo. Os profissionais poderão se especializar na área de saúde da família e comunidade, pela Universidade Aberta do SUS, além de receber pontuação em concursos de acesso à residência médica, desde que tenham trabalhado mais do que um ano em cidades pobres.
 
De acordo com Wellington Fagundes o programa vai beneficiar tanto os médicos formados quanto à população. “É a oportunidade dos recém formados crescerem profissionalmente e adquirirem experiência, levando mais qualidade de vida às comunidades que na maioria das vezes não dispõe de suporte médico onde residem”.
 
Os municípios serão responsáveis pela contratação dos profissionais, indicados pelo Ministério da Saúde. O governo vai disponibilizar 2.000 médicos, 1.000 enfermeiros e 700 dentistas para compor as equipes de Estratégia da Saúde da Família nas cidades carentes de todo o país.
 
Fonte: Primeira Hora

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!