Pessoas com menos de 30 anos também devem se vacinar

11/01/2012 08:02

REPRODUÇÃO

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. A partir de agora, pessoas com menos de 30 anos também devem se vacinar. Em 2011, a idade limite passou de 19 para 24 anos. A medida começa a valer neste mês.

A dose de vacina para pessoas com até 29 anos, 11 meses e 29 dias fará parte do calendário e estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. Também devem ser vacinadas pessoas que fazem parte dos grupos de risco para a doença, como coletores de lixo, caminhoneiros, gestante, doadores de sangue, podólogos, manicures, policiais, profissinais do sexo, tatuadores, entre outros. Para garantir a dose, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima, basta apresentar um documento de identificação.

A Hepatite B é uma infecção do fígado que nem sempre apresenta sintomas e pode tornar-se crônica. Cerca de 70% dos adultos expostos ao vírus da hepatite B não apresentam sintomas. Somente 30% apresentam os sintomas da forma aguda.

A transmissão da doença pode ocorrer pela relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e tatuagens, instrumentos para uso de drogas.

Fonte:G1

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!