Prefeito paga a mais e tem contas reprovadas pela Câmara

02/04/2012 08:44

 

Legislativo manteve decisão do TCE, mas vereador admite que julgamento foi "político"

 

 

MidiaNews

 

Vereador Thomas e prefeito Daltro: contas arbitrárias e julgamento político

Autor:ANA ADÉLIA JÁCOMO
Fonte:Mídia News

A Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá) reprovou as contas, do exercício de 2010, do prefeito Flávio Daltro (PSD), na semana passada. 

Ele precisava de seis votos favoráveis para derrubar o parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas obteve apenas cinco. 

Ocorre que os vereadores seguiram o parecer do TCE que apontou a falha. O prefeito depositou na conta do Legislativo mais de R$ 1 milhão, equivalente a 7,23% da arrecadação do município. O limite máximo previsto é de 7%. Além disso, o repasse foi realizado fora do prazo.

O vereador e pré-candidato a prefeito, Thomas Jefferson (PR), admitiu que a Câmara tomou uma decisão política, ao reprovar as contas do chefe do Executivo, em ano eleitoral. 

“Ele repassou dinheiro a mais e o julgamento que fizemos foi político. A oposição não queria aceitar a justificativa do Daltro. Ele é irmão do vice-governador e a cidade está abandonada”, disse Thomas, se referindo ao parentesco de Flávio com o vice-governador do Estado, Chico Daltro (PSD).

Em sua defesa, o prefeito argumentou que a equipe de contabilidade da Prefeitura verificou que a arrecadação de Chapada havia superado as expectativas. Por isso, decidiu aumentar o repasse. A atitude, mesmo sem caracterizar desvio, foi considerada arbitrária pelo Tribunal de Contas.

Segundo o vereador Thomas, agora, Daltro poderá se encaixar na Lei da Ficha Limpa e, apesar de ter declarado que não iria se candidatar à reeleição, pode ficar impedido de participar do pleito. 

Seu vice, Elias Santos (PMDB), já anunciou que será candidato. Ricardo Sarmento (PPS), Gilberto Mello (PR), Sônia Guimarães (PRTB), Sérgio Rezende (DEM) e o próprio Thomas já admitem que devem entrar na disputa eleitoral deste ano, em Chapada.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!