Prelazia de Paranatinga.MT realiza a 10ª Assembléia de Pastoral

24/10/2011 11:15

Aconteceu neste final de semana (22 e 23/10/2011) na cidade de Paranatinga a 10ª Assembléia de Pastoral.

Sob a coordenação do Bispo Dom Vital Chitolina reuniram padres e leigos das paróquias Campinápolis, Novo São Joaquim, Santo Antonio do Leste, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Gaucha do Norte, Salto da Alegria, paróquias da Vila Concórdia, do Bairro Vista Alegre e Catedral de Paranatinga, paróquias estes que formam a Prelazia de Paranatinga, com a participação de mais de cem pessoas.

 

O objetivo principal da Assembléia foi elencar e discutir propostas que irão compor o Primeiro Plano de Pastoral para Prelazia para ser executado por todas as Paróquias dos anos de 2012 até 2015.

O tema da escolhido para esta Assembléia foi Diretrizes Gerais de Pastoral, cujo lema era:Igreja comunidades de comunidades.

Diante da realidade atual em que a Igreja está inserida, ficou decidido em Assembléia de que o foco principal do desenvolvimento das ações e atividades independentemente de pastoral ou movimentos existentes será os jovens e a família.

Para a melhor organização administrativa e pastoral foi tomada outra importante decisão, da divisão das paróquias em Foranias.

Foranias é a  união de diversas paróquias mais próximas territorialmente para favorecer o trabalho pastoral mediante uma ação em comum. Os padres forâneos são eleitos pelos representantes das paróquias (párocos e vigários) por 2 anos, que por sua vez, representam aquele território, ou seja, a Foranias junto ao conselho presbiteral.

Foram criadas três Foranias: FORANIA DO LESTE composto pelas paróquias de Campinápolis, Novo São Joaquim, Santo Antonio do Leste; FORANIA DA SERRA composta pelas paróquias de  Nova Brasilândia, Planalto da Serra e FORANIA DO CENTRO composta pelas paróquias Gaucha do Norte, Salto da Alegria, paróquias da Vila Concórdia, do Bairro Vista Alegre e Catedral de Paranatinga.

Seguindo as decisões tomadas pela CNBB, todas as paróquias do Brasil estão voltando suas ações para os jovens e a família, nos diz Padre Antenor Petini, do Regional Oeste2 e Assessor da CNBB, palestrante da Assembléia: ”São propostas  cujo público alvo da CNBB são os jovens e a família, que merece por parte da Igreja uma melhor atenção”.

A realização da Assembléia é muito importante, torna um momento em que há uma partilha por parte das paróquias de todos os acontecimentos durante todo ano, momento de avaliação das decisões tomadas e de programar as suas ações. “A realização da Assembléia é um momento único onde existem a possibilidade de compartilhar o que está acontecendo e projetar aquilo que poderá se fazer dentro de um plano nacional e regional, onde bispo, padres e leigos se colocam no mesmo nível de discussão e se tomam decisões colegiadas em vista do trabalho da Prelazia”, nos diz Dom Vital.

A avaliação foi super positiva, uma vez que houve consenso nas decisões tomadas e também com muita perspectivas para o futuro da prelazia como a criação de um site oficial da Prelazia como veículo de evangelização e divulgação de todas as suas ações.

Da Redação