Primeira dama Roseli Barbosa visita Primavera do Leste

15/08/2011 12:01

A convite do deputado Luizinho Magalhães, a secretária conheceu os projetos sociais desenvolvidos no municipio

Fotos: Claudemar Gomes

 

A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social e primeira dama do Mato Grosso, Roseli Barbosa visitou nesta sexta-feira, 12, a cidade de Primavera do Leste, a convite do deputado Luizinho Magalhães (PP), onde conheceu as diversas obras assistenciais desenvolvidas no município.

A secretária foi recepcionada em um café da manhã com empresários, representantes de entidades sociais e autoridades locais.

A primeira entidade visitada foi o Projeto Santa Úrsula, coordenado pela Igreja Católica e que atende a cerca de 150 crianças, desenvolvendo projetos pedagógicos e atividades extracurriculares, ocupando o tempo livre das crianças.

Dali, a secretária Roseli Barbosa e o deputado Luizinho Magalhães se dirigiram à sede do projeto Parma Vida, implantado pelo padre Onesto Costa e que recebe, diariamente, 650 crianças em período integral, que desenvolvem atividades voltadas a cidadania

O empresário Estaniel Paschoal, presidente da Associação dos Supermercados do Mato Grosso, acompanhou a comitiva e ressaltou a importância da presença da secretária Roseli Barbosa, que pôde conhecer as entidades e avaliar uma parceria a estes projetos sociais.

“Nós, empresários, estamos sempre colaborando com essas entidades e precisamos do apoio da primeira dama em Primavera do Leste. A visita de Roseli Barbosa nos deixa orgulhosos e felizes. Esperamos que mais secretários de Estado venham e conheçam outros projetos que são desenvolvidos em nossa cidade. Isto favorecerá uma aproximação maior entre o Governo do Estado e a sociedade civil de Primavera do Leste, beneficiando toda a população”.

Os projetos sociais desenvolvidos em Primavera do Leste foram iniciados durante a gestão de Erico Piana, ex-prefeito, que muito contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população menos favorecida. Erico Piana também acompanhou a visita de Roseli Barbosa, sempre ao lado de sua esposa Neiva.

“A primeira dama desenvolve um trabalho social muito interessante e está determinada a garantir um avanço neste setor. Ao conhecer os projetos sociais desenvolvidos em nossa cidade, a secretária poderá levar coisas importantes para acrescentar  em seus programas a nível de Estado, pois Primavera sempre teve excelentes projetos nesta área, o que nos levou a ser referencia no estado, em especial o Parma Vida que sempre foi um sonho meu, como prefeito, que oportuniza aos administradores públicos um entendimento de que a educação é o caminha mais curto para alcançar um objetivo, a partir do momento em que é levada a serio. O Parma Vida é um projeto de grandes resultados, principalmente por focar e amparar as crianças que estão com o tempo ocioso, uma forma de tira-las das ruas e empreender em sua educação”.  

 Capacitação de crianças e adultos em prol do potencial humano

Prosseguindo em sua visita a Primavera do Leste, nesta sexta-feira, 12, a primeira dama do Estado e secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa conheceu o Projeto Juvenil Dom Bosco, da Igreja Salesiana, coordenado pelo padre Waldomiro Bronakowski e que atende a cerca de 190 crianças e 140 adultos.

O projeto é desenvolvido na Paroquia Nossa Senhora da Salete e promove oficinas de artesanato, dança, leitura, capoeira, informática, entre outras atividades que atraem as crianças e adolescentes e que preenchem o período em que não estão em salas de aula.

No período da noite são atendidos os adultos inscritos no projeto, que recebem cursos de capacitação em diversos setores profissionalizantes, como pedreiro, auxiliar administrativo, informática e outros.

 “Estamos há um ano em funcionamento e ampliando as nossas instalações para abrigar mais pessoas, pois estamos localizados em um bairro popular e a procura é muito grande. A visita da senhora Roseli Barbosa nos incentiva a continuar investindo nestes projetos preventivos, pois acredito que temos que trabalhar a prevenção para depois ‘não chorar o leite derramado’. Através destes projetos, nossas crianças não terão tempo para ficar nas ruas”, explica padre Waldomiro.

Luzenir Magalhães, esposa do deputado Luizinho Magalhães, acompanhou a primeira dama durante as visitas as entidades e ressalta que a presença da secretária de Trabalho e Assistência Social é de suma importância, pois dará oportunidade de conhecer a realidade do município.

“A secretária se propôs a trazer melhorias para nossa população e esta visita fortalecerá uma parceria do deputado Luizinho Magalhães com o Governo do Estado. O deputado Luizinho Magalhães sempre vê as necessidades das pessoas, pois é um homem do povo, conhece as dificuldades dos menos favorecidos e trabalha para mudar esta realidade”. 

Na última etapa da visita, Roseli Barbosa esteve na Escola Especial Recanto do Carinho, onde conheceu o trabalho desenvolvido pela presidente da APAE local, Edna Roque e a vice Rosana Fava.

Ali são atendidas 127 crianças e adultos especiais, com idade a partir de seis meses.

“Nossos alunos são divididos em turmas, de acordo com o grau de dificuldade de cada um, e desenvolvemos diversos programas especiais, como artesanato, pintura, capoeira, entre outros. Trabalhamos também a inclusão social, acompanhando o desenvolvimento dos alunos em sala de aula de escolas oficiais”, afirma Juliane Zanon, diretora da Escola Especial Recanto do Carinho há sete anos.   

Avaliando positivamente o trabalho social desenvolvido em Primavera do Leste, Roseli Barbosa ressaltou a importância dos projetos, em parceria com a sociedade, valorizando o potencial de crianças e adultos. A secretária reafirmou o apoio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social – SETAS, nestes empreendimentos voltados aos menos favorecidos.

“Nosso governo está à disposição, pois sabemos que todas estas instituições passam por dificuldades e prestam um serviço importantíssimo, pois conseguem enxergar uma realidade que talvez o Estado não possa ver. Esta integração social entre Estado e Município  valoriza o nosso trabalho”.

Ressaltando a parceria do deputado Luizinho Magalhães com o governador Silval Barbosa, a secretária afirma que este convívio próximo favorece todo um projeto de Governo.

“O deputado Luizinho sempre esteve junto conosco, é um parceiro do Governo e precisamos disto, pois temos um proposito em comum, que é trabalhar pelas famílias do Mato Grosso. Este companheirismo é muito importante para todos. Fiquei muito feliz de estar hoje, aqui em Primavera, uma cidade muito prospera, e vi que as crianças são muito bem atendidas. Sabemos que é preciso apoio, mas vemos que as pessoas trabalham com amor e dedicação e nos colocamos a disposição para somar no que for possível”.

O deputado Luizinho Magalhães afirmou que este é um momento impar em que Primavera do Leste  demonstra que tem uma participação efetiva nos projetos sociais desenvolvidos no Mato Grosso e mostra que também precisa do Estado nestas obras. Esta é também uma oportunidade da primeira dama agradecer o apoio que recebeu do grupo, aqui em Primavera, e que consagrou o trabalho vitorioso de Silval Barbosa no último pleito eleitoral. É uma demonstração que obras de infraestrutura já estão aparecendo, como é o caso dos CEFAPROs, uma obra em que o governo está preocupado em dar celeridade. Já tivemos aqui também com a secretária de Educação, Rosa Neide e a vinda da primeira dama Roseli Barbosa nos deixa satisfeitos, pois há o reconhecimento da sociedade com o que ela tem feito pelo Estado e sabemos que nossa função, como gestor, é fazer por quem precisa”.      

 

fonte:Marinha Soares/Assessoria de Comunicação


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!